Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

1 de outubro de 2018 - ed. 959

Interação em todas as idades
 

O Programa Sociedade Para Todas as Idades, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu na última sexta (28) os idosos do Centro Comunitário Luísa Marilac. No total, foram cerca de 70 idosos.

Eles foram recebidos pela equipe da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED) que os guiou pelo primeiro andar do Prédio dos Plenários, onde receberam informações básicas sobre o funcionamento do Tribunal e jurisprudência.

O coordenador de Memória e Cultura (CULT/SED), Jaime Cipriani, falou sobre os 15 anos do Estatuto do Idoso. O estatuto,  criado no ano de 2003,  foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos, se tornando um grande avanço para a sociedade maior de 60 anos.

A servidora da SEDUC Jamille Suaiden, gestora do projeto, conduziu os grupos durante toda a visita. “O STJ é conhecido como o Tribunal da Cidadania e nós vamos conversar sobre esse assunto hoje”, declarou.

   

Idade para aprender

O primeiro momento de visita à sala do Pleno do Tribunal foi bastante emocionante para os participantes. “Visitar aqui é como estar em casa, me sinto muito feliz, é como se eu estivesse na igreja, rezando”, declarou o visitante Manuel Saraiva da Rocha.

Envelhecer consciente

Depois da apresentação, o grupo foi levado ao mezanino do mesmo prédio para assistir à palestra conduzida pela servidora Ângela Teixeira Lira, lotada na Seção de Assistência Psicossocial (SIS), assistente social da Casa. O tema foi Relações Sociais na Maturidade.

 A assistente social esclareceu para todos a importância das relações interpessoais em todas as idades. Ela disse ainda que para envelhecer com saúde é preciso compartilhar valores e interesses. “O carinho, o respeito e a compreensão das dificuldades do outro – isso é essencial para um convívio saudável em sociedade”, esclareceu.

Nesta segunda (1º), o Estatuto do Idoso completa 15 anos. Ao se referir à data, a palestrante resssaltou a obrigação que a família, a sociedade e o poder público têm com o idoso. “ O Art. 3º do Estatuto do Idoso não pode deixar de ser falado, para que todos possam se ajudar a enfrentar os obstáculos e entender que dificuldades sempre irão existir, mas não podemos desistir” comentou Ângela.

  

Na sequência, alguns integrantes do grupo realizaram a apresentação da Dança com Leques. “Eu amo dançar, principalmente aqui no STJ, nós somos muito bem tratados”, elogiou Maria das Mercedes Ribeiro Saraiva.

Para finalizar, os servidores Washington Dourado e Daniel Mendes apresentaram poesia com música, um momento de descontração e integração entre os idosos.

 

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).