O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou o edital 1/2018, que dispõe sobre o processo seletivo de exposições que irão integrar o calendário anual 2019 de Eventos e Mostras Temporárias do Espaço Cultural STJ. Os interessados devem apresentar proposta até o dia 6 de novembro de 2018.
As propostas de exposição, individual ou coletiva, devem ser acompanhadas de dossiê do(s) artista(s), e podem ser entregues no local, enviadas por correio ou para o e-mail: [email protected]. O Espaço Cultural confirmará o recebimento da proposta.
Criado em 2001, o Espaço Cultural STJ recebe cerca de 60 propostas a cada edital. Já foram realizadas mais de 120 exposições em 16 anos.
Seleção
Uma comissão instituída pela Diretoria-Geral do STJ será responsável pela seleção de até dez propostas. É necessário assinar, após aprovação, o termo de compromisso de uso do Espaço Cultural STJ para garantir a inclusão do projeto na pauta. A comissão observará critérios como originalidade e qualidade técnica do projeto, expectativa de interesse do público, adequação ao espaço físico e à imagem institucional do STJ.
Divulgação
Cabe ao artista a disponibilização de material fotográfico, release e texto de apresentação da exposição ao Tribunal para divulgação na imprensa interna e externa no prazo de 60 dias antes da abertura da exposição.
O artista terá a oportunidade de comercializar as obras, que só poderão ser retiradas do Espaço Cultural após o término da exposição, salvo em casos excepcionais.
Além do espaço, o STJ oferecerá programação visual, iluminação, cobertura televisiva, radiofônica e fotográfica. Em contrapartida, o artista doará à pinacoteca, dentre as obras que participarem da exposição, uma obra de arte de sua autoria.