Vem aí o V Ciclo de Diagnóstico de Competências, entre os dias 1º e 31 de agosto. Pela primeira vez, servidores responderão a um formulário de responsabilidades elaborado com a ajuda do próprio gestor da unidade. Com isso, os indicadores de avaliação serão mais bem representados e estarão mais compatíveis com a realidade das atividades executadas em cada setor.
Além disso, as áreas de educação corporativa também poderão receber subsídios mais precisos em relação às lacunas de competência existentes nas unidades. O formulário utilizado no ciclo de diagnóstico serve para mostrar a relação das funções de cada cargo com o produto que deve ser entregue pela área responsável, criando uma matriz de competências no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Cem por cento mapeados
A construção do formulário, com participação dos gestores, foi possível graças a um trabalho de capacitação promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP). Por meio de cursos a distância, no portal EaD, sob a orientação de tutores, foram mapeadas as “atribuições por produto” de quase todas as unidades da Casa (faltando apenas cinco por cento).
De acordo com a servidora da CDEP, Iraci Gonçalves, gestora do programa Aprimore, o resultado dos cursos é “um grande passo para o programa, que passará a ter um diagnóstico feito com formulário específico para cada unidade. Isso não seria possível sem a ajuda de cada um dos nossos colegas tutores”, constata a gestora.