Nessa quinta (14), o arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, celebrou a tradicional missa natalina do STJ. Em clima de esperança e reflexão, centenas de pessoas se reuniram no Salão de Recepção do Tribunal para renovar a fé em Deus e agradecer o ano que passou. A ministra presidente, Laurita Vaz, acompanhada de ministros e autoridades da Casa, participou da celebração religiosa, que começou às 16h.
Laurita Vaz lembrou que é tempo de agradecermos pelas conquistas e, principalmente, pela caminhada de 2017. “É momento de abraçarmos os colegas e trilharmos um caminho de paz, amor, muita saúde e realizações para o novo ano”, anunciou a ministra presidente, desejando um Natal abençoado aos ministros, servidores, colaboradores e suas famílias.
O arcebispo Dom Sergio foi categórico quanto ao verdadeiro propósito da missa: “O Natal é de Jesus! Parece óbvio, mas às vezes é esquecido pelos homens. As pessoas devem permitir que a vida de Deus cresça e alimente a nossa sociedade”, pregou o cardeal, que ainda proclamou que “Jesus é a resposta do plano de Deus para a nossa salvação”.
Gestos simples de solidariedade
O cardeal Dom Sergio da Rocha conduziu a celebração, auxiliado pelo monsenhor Padre Antônio Guerra, da Ordem dos Arautos do Evangelho, e pelo frei Rogério Soares, da Ordem dos Mercedários do Brasil. Alguns dos ministros presentes cuidaram das liturgias, enquanto o ofertório foi levado ao altar por um filho de servidor do STJ.
Dom Sergio enfatizou que hoje o mundo valoriza cada vez mais os atos grandiosos, mas tem dificuldade de enxergar sinais aparentemente pequenos da presença de Deus, como o amor, a amizade e os gestos simples de solidariedade. “É preciso estarmos atentos às manifestações do Pai para nos tornarmos mensageiros do evangelho”, concluiu o cardeal.
Durante a missa, o jovem coral Totus Tuus, o mesmo que se apresentou no ano passado, entoou cânticos natalinos, emocionando os presentes. O grupo de música sacra, fundado em 2011 e composto por 28 crianças entre 9 e 14 anos, é coordenado pelo maestro Paulo Bittencourt. Ao final da cerimônia, a cantora Aline Masaki interpretou a canção Ave Maria de Bach e Gounod.
Participante do coral há cerca de três anos, o jovem Gabriel Amorim, de 14 anos, se mostrou confiante diante da responsabilidade de se apresentar diante de um público tão específico. “Ficamos muito contentes pela oportunidade de nos apresentarmos em um lugar tão importante. Nossa intenção é levar as pessoas a Deus, por meio da música, e esperamos ter atingido esse objetivo nesta tarde”, confidenciou.
O pastor Itaniel Silva, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também proferiu palavras de fé e esperança, ao ressaltar o exemplo de José, pai de Jesus, como homem misericordioso e obediente a Deus.
Ao final, houve a entrada solene da imagem do Menino Jesus, embalada pelo cântico natalino Noite Feliz.
Estiveram presentes no evento o vice-presidente Humberto Martins, as ministras Nancy Andrighi, Maria Thereza de Assis Moura, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho, Mauro Campbell Marques, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze, Assusete Magalhães, Sérgio Kukina, Regina Helena Costa, Reynaldo Soares da Fonseca e Antonio Saldanha Palheiro, os ministros aposentados Arnaldo Esteves e Hamilton Carvalhido, além do desembargador aposentado Carlos Mathias e do secretário-geral de presidência, Marcos Brayner e da diretora-geral, Sulamita Marques.
Noite Feliz!
“É muito bom celebrar o final de uma jornada de trabalho com todas as pessoas que compõem o Tribunal. Contando com a inspiração divina, independentemente de crenças pessoais, poderemos voltar do recesso com as energias renovadas para mais um ano de muitas realizações”, comentou o ministro Raul Araújo, corregedor-geral da Justiça Federal, durante a festa de Natal, que ocorreu após a missa.
Marcaram as comemorações encontros, coquetel e muita música para festejar o ano de 2017. Os colegas aproveitaram a ocasião para conversar e se divertir ao som da Equipe de Música do Laboratório Sabin.
A servidora aposentada Ceres dos Santos aproveitou o momento para rever os amigos. “É uma honra ter feito parte dos quadros do Tribunal e faço questão de vir celebrar o nascimento do menino Jesus ao lado dos meus antigos colegas”, disse emocionada.
A sorte também bateu na porta de vários servidores que foram premiados. Os sorteios ocorreram para as pessoas que acertaram as perguntas do Quiz e as que postaram fotos no Instagram, além daquelas que compareceram à confraternização. Entre os 20 prêmios sorteados, o mais cobiçado foi uma TV de 40 polegadas, que saiu para o brigadista Edson Barbosa.
Outro felizardo foi o servidor da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) Rolando Severo de Sales que acertou todas as questões do Quiz. Ele foi presenteado com um kit contendo voucher para um restaurante mexicano e para o restaurante do Tribunal, um par de ingressos de cinema e um estojo com produtos de beleza. “Achei interessante a ideia do Quiz, agora é curtir os prêmios com a família”, comemorou.
Solidariedade
Lembrem-se! O espírito natalino permanece presente no Tribunal. Os gabinetes das ministras Nancy Andrighi e Maria Thereza de Assis Moura continuam recebendo doações para a Creche Alecrim da Estrutural. A unidade da ministra Nancy recebe roupas, sapatos e brinquedos, novos ou usados, até sexta-feira (15).
No caso do gabinete da ministra Maria Thereza, os servidores interessados em ajudar podem levar brinquedos, presentes, comida não perecível, fraldas, roupas e materiais de limpeza. Uma caixa está posicionada na entrada do gabinete para a coleta das contribuições até terça (19). Mais informações pelos ramais 6705 e 7003.
A campanha Natal de Pelúcia que arrecada bichinhos de pelúcia para crianças internadas no Hospital da Criança de Brasília vai até o dia 19 deste mês, último dia de expediente. O material pode ser entregue na Taquigrafia ou agendado para recolhimento pelo telefone/Whatsapp (61) 98423-0809.
Fotos: Emerson Leal e Lucas Pricken