Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

4 de dezembro de 2017 - ed. 763

STJ sedia evento sobre ativismo judicial
 

Marcada para as 9h desta segunda (4), a abertura do seminário Independência e Ativismo Judicial: Desafios Atuais conta com a presença das presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministras Laurita Vaz e Cármen Lúcia.

O ministro Luis Felipe Salomão e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila são os coordenadores científicos do evento. Segundo o ministro, o seminário é uma oportunidade para refletir sobre a legitimidade do ativismo no Judiciário.

“A sociedade precisa debater se deseja a participação do Poder Judiciário em temas como a judicialização da política e das relações sociais. O Judiciário deve adotar posições contramajoritárias em temas relacionados a aborto, uso de drogas e mudança de sexo? Devemos realmente tratar de temas controversos nos quais o Legislativo não tem atuação definida? Essa é a reflexão que precisamos realizar”, apontou o ministro.    

Painéis

Ao lado do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, a presidente do STF também participa do primeiro painel do evento, marcado para as 9h30, que discutirá os desafios atuais do ativismo judicial no Brasil.

Dividido em quatro painéis, o seminário discute temas como o ativismo judicial e suas consequências, os impactos econômicos do ativismo judicial e os conceitos relacionados à independência dos juízes. Os debates contam com a presença de ministros do STJ, professores e especialistas em diversas áreas.

O seminário é aberto ao público em geral. Para fazer a inscrição, basta comparecer ao local. Confira a programação do evento.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).