Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

2 de março de 2017 - ed. 579

Obra de Grotius trata de jurisprudência nos Países Baixos
 

Nesta edição, a coluna Obras Raras traz o livro de Hugo Grotius, Annales et historiae de rebus Belgicis, de 1675. A obra foi doada à Biblioteca pelo Ministro Romildo Bueno de Souza, em 2006. O exemplar é predominantemente em latim e apresenta histórias de guerras e conflitos dos Países Baixos durante o período de 1559-1608.

Hugo Grotius nasceu na Holanda e tornou-se poeta ainda criança. Com 11 anos de idade, entrou para a Universidade de Leiden para estudar Direito. Aos 15 anos, o menino acompanhou uma missão diplomática à corte parisiense de Henrique IV e com 16, publicou obras sobre filosofia grega e latina.

 

Inovações no direito

No Direito, aplicou a doutrina da guerra justa, método estabelecido por Santo Agostinho, onde a reparação tinha que ser feita em uma época em que não existiam tribunais para resolver litígios. Em 1634, tornou-se embaixador da Suécia, posto que ocupou até a sua morte. Hoje, é considerado o primeiro teórico moderno do Direito Natural e um dos precursores do Direito Internacional.

Para mais informações sobre esta e demais Obras Raras, basta entrar em contato com a Secretaria de Documentação pelo ramal 9004, com o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos pelos ramais 9384 e 9397 ou com a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva pelo ramal 9055.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).