Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

7 de dezembro de 2016 - ed. 534

Estudantes nota 10
 

Desde o dia 22 de novembro, o STJ, por meio da Coordenadoria de Memória e Cultura (Cult/SED), está premiando os melhores trabalhos produzidos por estudantes que participaram dos projetos socioeducativos Museu Escola e O Despertar Vocacional Jurídico, ao longo de 2016.

As cerimônias de entrega dos prêmios ocorrem nas escolas até o dia 9 de dezembro. O concurso é dividido em duas categorias por projeto: Desenhos artísticos e textos literários. Os melhores trabalhos são premiados e convertidos em material de divulgação institucional.

O chefe da Seção Educativa e Social (Seduc/SED), Valmir Vargas, afirmou que os estudantes traduzem para o papel o conteúdo que aprendem durante a visita ao STJ. “Com certeza, essa sinergia que acontece entre o tribunal e as instituições de ensino de todo Brasil faz diferença na formação do público estudantil”, destacou Valmir.

Cada aluno foi agraciado ainda com um tablet. Esta premiação contou com o apoio especial do Sr. Miguel Ferreira de Oliveira, presidente do SICOOB Judiciário, que disponibilizou os equipamentos, essenciais à continuidade da formação destas crianças e adolescentes.

 

Este ano, os estudantes produziram desenhos e textos a partir do tema O futuro da sociedade, impacto de minhas teorias e minhas práticas. Até o momento, sete alunos de cinco escolas diferentes já foram contemplados.

Confira no quadro abaixo:

 

ALUNO

PROJETO

ESCOLA

DATA

Marília Campos M. de Oliveira, 16 anos, 3º ano do Ensino Médio (EM)

Despertar Vocacional Desenho artístico

 

Centro de Ensino Santa Rita de Cássia – Sobradinho-DF

 

22/11 – terça-feira

 

Alexandre Silva Monteiro Costa, 14 anos, 9º ano do Ensino Fundamental (EF)

Museu-Escola

Desenho artístico

Pedro Henrique de Souza, 17 anos

1º ano do EM

Despertar Vocacional Texto literário

Colégio Servos da Rainha

Valparaíso de Goiás-GO

 

25/11 – sexta-feira

 

Bárbara Castelo Branco de Araújo, 16 anos, 1º ano do EM

Museu-Escola

Texto literário

 

Colégio Educandário de Fátima

Riacho Fundo II-DF

 

28/11 – segunda-feira

Caio Felipe de Souza, 17 anos

3º ano do EM

Despertar Vocacional

Texto literário

Wanderson Neves de Araújo, 18 anos

2º ano do EM

Despertar Vocacional

Desenho Artístico

Centro Educacional II do Guará

Guará-DF

29/11 – terça-feira

Mariana Soares Brito, 14 anos

9º ano do EF

Museu-Escola

Texto literário

Colégio Madre Carmen Salles

Brasília-DF

30/11 – quarta-feira

Veja alguns momentos da premiação no Colégio Servos da Rainha, em Valparaiso de Goiás (GO).  

     

Agora no Colégio Educandário de Fátima, no Riacho Fundo.

    

Despertar vocacional e artístico

Marília Campos, de 17 anos, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, é autora de um dos desenhos artísticos selecionados pela Cult. A obra carrega a mensagem: O mundo em que queremos viver. “Eu quis representar as gerações passadas, o presente e o impacto disso tudo na nossa sociedade”, explicou a aluna.

     

Outro estudante premiado, Alexandre Monteiro, do 9º ano, falou sobre o seu trabalho e a importância do STJ no processo. “A imagem revelada no desenho mostra que a união de todos os cidadãos podem fazer do mundo um lugar melhor”. Alexandre acrescentou ainda que a visita ao STJ foi importante para que ele passasse a refletir melhor sobre o tema.

A coordenadora pedagógica, Marilda Alves, destacou que o tribunal tem sido uma luz a mais na compreensão do papel e da importância do jovem na gestão do país.

Resumo da ópera

A cada dia, questões que falam sobre o futuro da nossa sociedade, o papel e a importância dos jovens na evolução desse corpo social precisam de uma avaliação consciente, por parte dos cidadãos, antes de serem respondidas.

Pensando nisso, o STJ promove os projetos socioeducativos Museu Escola e O Despertar Vocacional Jurídico que têm o objetivo principal de colaborar na formação do público infanto-juvenil para o exercício da cidadania.

Durante o ano, as escolas visitam o STJ e trabalham temas diferentes, relacionados à cidadania, com dinâmicas capazes de despertar, em cada participante, reflexões sobre suas escolhas, e habilidades, na construção de seus projetos de vida.

Até 2017

Os projetos socioeducativos do STJ existem desde 2001 e já atenderam mais de 150 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo Brasil. A cada ano um tema diferente é proposto durante as visitas dos alunos.

As escolas que têm interesse em visitar o STJ devem preencher o formulário dos projetos socioeducativos no site do Tribunal. A última escola será visitada no dia 9 de dezembro. O VemComigo estará lá para contar um pouco mais sobre esse aprendizado. Aguarde! 

 

Fotos: Gustavo Lima, Sérgio Amaral e José Alberto

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).