Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

16 de novembro de 2016 - ed. 519

Cultura e cidadania
 

A Coordenadoria da Memória e Cultura (Cult/SED) recebeu, no último dia 11, cerca de 30 estudantes do 9º ano do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga. Na ocasião, eles puderam interagir com os artistas plásticos Stella Lopes e Paulo Maurício, cuja exposição Joias de Parede encontra-se aberta à visitação no Espaço Cultural STJ, até o dia 23 de novembro.

Os alunos fizeram uma releitura das obras dos artistas, utilizando técnicas de colagem e pintura. Na última oficina de arte do ano, a garotada aprendeu novas técnicas de cores através do recorte e colagem de revistas, além de trabalhar figuras abstratas com representações da cultura popular.

      

Passaporte social

Os professores de história do Sesi, Vânia Carvalho e Cris Duarte, acompanharam a turma no projeto que teve como tema a cidadania. A professora Vânia ressaltou a experiência prazerosa de “dar às crianças a oportunidade de desenvolver o espírito crítico diante de uma realidade que não faz parte do seu cotidiano, conhecendo um tribunal de referência como STJ e interagindo com artistas e os seus trabalhos”.

Vânia revelou que esse trabalho ajuda na ampliação da capacidade interpretativa dos alunos, bem como da realidade que os envolve. Eles são muito carentes no sentido de buscar outras formas de análise sobre os fatos e o mundo, diferente das que lhes são entregues pelos veículos de comunicação. “A escola muitas vezes é o passaporte para esse aluno”, concluiu a professora.

      

Impressões sobre a oficina

Já a artista plástica Stella Lopes, formada em artes plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que essa é uma oportunidade muito rica para os estudantes. “O objetivo é trabalhar a sociabilidade, a liberdade de criar com materiais inusitados e a habilidade emocional para lidar com imprevistos do dia a dia”, afirmou Stella.

João Pedro Monteiro, estudante do nono ano, há três anos no Sesi, disse que a oficina incentiva a cultura, a arte e a música, em um contexto social. “Gosto mais de trabalhar com os amigos, essa interação que, às vezes, a gente não tem em sala de aula”, destacou o aprendiz.

Legado Cultural

As oficinas de arte do Projeto Museu Escola promovem a atuação em conjunto entre o Espaço Cultural STJ e as atividades socioeducativas, propondo uma reflexão sobre as exposições abertas à visitação, por meio de atividades artísticas. A Cult, consciente de que as oficinas conectam o tribunal aos cidadãos, promoveu este ano 12 oficinas de arte.

       

 

Fotos: Gustavo Lima

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).