A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP), por meio do Programa Estratégico Aprimore STJ, continua firme no propósito de fortalecer o sistema de gestão de pessoas, alinhando-o aos objetivos, às metas, à visão e à missão do tribunal.
Na última segunda (3), a Coordenadoria da Segunda Seção (CD2S/SOJ) concluiu o mapeamento de sua unidade. A servidora Ana Kirjner, coordenadora da Segunda Seção e responsável pela consolidação do processo de mapeamento da unidade, destacou a participação da CDEP na elaboração do mapeamento, por meio de suas revisões, divulgações prévias de diretrizes e outras orientações técnicas.
“O mapeamento se tornou uma ferramenta muito mais útil, contribuindo para um gerenciamento mais amplo da equipe e dos trabalhos da unidade”, afirmou a servidora.
A coordenadora ressaltou a importância desse trabalho para nortear ações futuras. “Por exemplo, se chegar um coordenador hoje, ele terá um orientador para iniciar as suas atividades”, detalhou. Para Ana, a ferramenta permite, ainda, que o gestor tenha uma visão maior da unidade e administre de forma eficiente.
Raio-x da unidade
O MAP é uma ferramenta do Programa Aprimore que gera insumos para a identificação das competências a serem capacitadas na equipe, além disso, facilita a comunicação entre gestor e equipe sobre o trabalho a ser desenvolvido.
A servidora da CDEP Iraci Guimarães, gestora do programa, esclarece que o MAP possibilita ao gestor identificar os investimentos necessários em ações de educação corporativa. “Esse recurso facilita a identificação de lacunas, que correspondem à diferença entre o que é necessário para executar as atividades e o perfil de competências do servidor que as executa”, explicou.
Fotos: José Alberto