Maria Terezinha da Silva é técnica de enfermagem da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) desde 1990. Ela recebeu o prêmio Excelência da Enfermagem Brasiliense, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/DF).
Pela primeira vez na história da enfermagem em Brasília foram homenageados 35 profissionais que cuidam da saúde 24 horas por dia. Eles foram indicados por responsáveis técnicos e colegas de trabalho de instituições de saúde do DF, que enviaram a história de vida de cada candidato por categoria.
Valorização
Terezinha foi a escolhida na categoria Técnico de Enfermagem e de acordo com a chefe da Seção de Enfermagem, Keila Ramos de Melo, ela foi indicada por ser uma pessoa pioneira na história dessa profissão em Brasília. “Terezinha desbravou o mercado de trabalho com luta e sucesso, além de ser competente, comprometida e extremamente carismática com todos”, ressalta.
Ao receber a notícia da indicação pelos colegas ficou surpresa: “Senti uma gratidão muito grande e a certeza de que o esforço valeu a pena”, revela.
Arte de cuidar
Terezinha veio de uma família humilde da cidade mineira Senhora dos Remédios. Foi alfabetizada pela mãe e aos 17 anos mudou-se para Brasília em busca de novos horizontes.
O seu dom de cuidar do próximo a levou ao curso de técnico de enfermagem. Em 1981, começou a trabalhar no Centro Obstétrico do atual Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), onde se aposentou. Há 24 anos está no STJ.
Para ela, a premiação “foi o reconhecimento pela dedicação à profissão que escolheu com muito amor”.