Principais atendimentos prestados pela Seção de Assistência Fisioterapêutica - Atendimento clínico – atendimento realizado na Seção de Assistência Fisioterapêutica destinado à avaliação, orientações, tratamento e reabilitação, visando não somente uma maior recuperação possível das estruturas e das funções do corpo, como também otimizar a funcionalidade do paciente na realização de suas atividades de vida diária, laborais e participação social. Este atendimento clínico deve ser realizado após encaminhamento médico (não sendo necessário que o pedido médico seja proveniente de médicos que atuem no STJ). Ressaltamos que o atendimento clínico da Seção de Assistência Fisioterapêutica concentra-se na especialidade de Ortopedia e Traumatologia. - Orientações ergonômicas – atendimento realizado com o objetivo de capacitar servidores do STJ a avaliar e a ajustar seu posto de trabalho conforme preconiza a NR17 (Norma Regulamentadora nº17 – Ergonomia – Portaria nº 2.214, de 8 de junho de 1978). Este tipo de atendimento ergonômico é prestado tendo em vista que instruir os trabalhadores quanto à importância das pausas, da organização das tarefas e da correta relação entre o posicionamento do corpo e os equipamentos parece ser efetivo para acarretar maior conforto, maior segurança e melhor desempenho laboral. Assim, esta ação tem como objetivo principal subsidiar o servidor com orientações para a auto-gestão do cuidado do seu corpo no seu local de trabalho, seja no STJ e/ou em ambiente domiciliar. Para participar da ação educacional “Orientações ergonômicas – seu corpo no trabalho”, promovida pela Seção de Assistência Fisioterapêutica (SEFIS/ SIS) em parceria com a Seção de Aprimoramento de Competências Administrativas (ECORP), basta inscrever-se no Portal do Servidor, na opção “eventos internos”. A capacitação ocorre na Sala de Inovação da Escola Corporativa do STJ e é composta por uma parte teórica - com recursos áudio-visuais - e uma parte prática, em um posto de trabalho típico para a maioria dos servidores do STJ . É disponibilizado ainda material escrito, sucinto, em formato de check list, para eventuais consultas, aos servidores que participarem da palestra. - Vistoria de clínica para credenciamento/ renovação de contrato ao PRÓ-SER – após o recebimento da documentação da clínica, o PRO-SER encaminha o processo de credenciamento/ renovação de contrato à Seção de Assistência Fisioterapêutica para análise técnica. Esta, por sua vez, após analisar o processo, indica um fisioterapeuta para a realização da vistoria no local requerente. - Ações educacionais - realizadas juntamente a outras áreas do STJ (Ex. palestras no Projeto Sociedade para Todas as Idades – coordenado pela equipe da CULT) e palestras em outros órgãos.
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