Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

24 de junho de 2021 - ed. 1629

Gestão do comportamento
 

Na abertura do seminário VIVA: Valores institucionais, realizada nesta quarta (23), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, reforçou a importância da transparência, da ética, da aprendizagem contínua, da sustentabilidade e das habilidades comportamentais no exercício das atividades dos servidores.

“Nossos valores institucionais, nossas ideias fundamentais, em torno das quais se edifica o Superior Tribunal de Justiça, representam as convicções, as crenças que permeiam todas as atividades e relações com a sociedade e os jurisdicionados”, declarou o ministro.

O evento, promovido pela Seção de Aprimoramento de Competências Comportamentais e Valores Institucionais (SAVAL/CEFOR), tem o objetivo de sensibilizar os participantes sobre temas relacionados a cada um dos valores institucionais, destacando a gestão do comportamento esperado pelos servidores da Casa.

O presidente destacou que o seminário é uma oportunidade para se discutir temas importantes que envolvem a formação, a atualização e o aperfeiçoamento dos servidores. “A missão do STJ é oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional efetiva. Por isso, é fundamental o contínuo aprimoramento técnico e humanístico de todos nós”, concluiu.

Aprendizado e comprometimento

Neste primeiro dia, atuaram como palestrantes o diretor do Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR), Alexandre Veronese, que abordou o tema aprendizagem contínua, e o assessor-chefe de Ética e Disciplina (AED), Alessandro Garcia, que falou sobre tópicos relacionados ao comprometimento.

Para o diretor do CEFOR, os valores institucionais não podem ser vistos como “palavras vazias, coisas bonitas para constar apenas em paredes e sites”. 

Veronese levou aos participantes um pouco da sua vivência acadêmica. “De forma mais estruturada, os valores são projeções da nossa convivência e do trabalho desenvolvido ao longo de nossas trajetórias profissionais”, explicou.

Ele destacou ainda a aprendizagem de forma autônoma, que, para ser efetiva, deve contar com a curiosidade e o desprendimento de crenças arraigadas. “Para avançar no conhecimento, é preciso olhar sempre de forma inquietante”, orientou.

Característica principal

Ao falar sobre comprometimento no trabalho, Alessandro Garcia citou um estudo realizado em 34 países, que identificou essa característica como uma das principais nos profissionais de sucesso. De acordo com o Plano Estratégico 2020, comprometimento significa: atuar com dedicação, orgulho institucional, empenho e envolvimento em suas atividades.

Segundo o assessor-chefe, o conceito se traduz em compromisso, engajamento, entrega e responsabilidade. “O servidor vê seus objetivos profissionais alinhados com os da organização, sem prejuízo de suas ambições ou projeções pessoais”, disse o servidor.

O seminário encerra-se nesta sexta (25) e contará com a participação do secretário de Gestão Estratégica (SGE), Montgomery Muniz; da assessora-chefe de Gestão Socioambiental (AGS), Ketlin Feitosa, e da ouvidora-auxiliar (OUV), Tatiana Estanislau. Eles falarão sobre os valores Ética, Sustentabilidade e Transparência, respectivamente.

Para mais informações, entre em contato com o CEFOR, no ramal 8240 ou pelo e-mail [email protected].

 
 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).