Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

22 de abril de 2021 - ed. 1584

Elas contribuem para o Tribunal
 

“É muito bom contribuir de alguma forma na vida dos outros. Eu sou uma pessoa que está sempre disposta a ajudar com uma palavra de força e de fé, quando necessário”. A afirmação é da secretária Nelma Almeida Sapalacio, que trabalha na Coordenadoria de Gestão Documental (CGED/SED).

“Sou muito realizada com o trabalho que desempenho no berçário e sinto uma enorme gratidão por essa valiosa oportunidade!” A declaração é de Rebeca Rios Duarte, ao falar de suas atividades no Berçário do Tribunal.

 

As colegas foram as colaboradoras mais votadas na enquete Quais Mulheres Inspiram Você no STJ?, promovida pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS). Iniciada em março, a pesquisa integrou a campanha Desafio Feminino – Retratos, que teve como objetivo valorizar a atuação feminina no Tribunal, durante o mês das mulheres.

Uma vida no Tribunal

A primeira colaboradora elogiou a iniciativa da campanha, considerando uma forma de homenagear tantas mulheres especiais. Segundo ela, foi uma surpresa a votação. “Fiquei muito feliz em saber que sou uma das mulheres que inspiram. Quando saiu o resultado da campanha, meus colegas fizeram uma homenagem virtual. Foi um dia muito especial para mim”, declarou a colega.

Nelma nasceu em Brasília, em 1982, e conta que, ao terminar o ensino médio, tinha muita vontade de trabalhar. “Comecei a trabalhar em novembro de 2004, aos 22 anos, como recepcionista aqui no Tribunal, onde está a maior parte da minha experiência profissional, e onde conheci também, há quinze anos, meu esposo. Hoje, estamos casados há 7 anos e temos um filho”, afirma.

Há 12 anos, ela é responsável pela parte administrativa da Coordenadoria de Gestão Documental. “Trabalho com uma equipe muito acolhedora e competente, onde me sinto muito feliz e grata a Deus, por trabalhar com pessoas maravilhosas e amigas”, finaliza.

Amor pela profissão

Formada em pedagogia e especializada na Primeira Infância, Rebeca ficou muito emocionada com o resultado da enquete. “Foi um lindo retorno a toda a minha dedicação e ao amor ao trabalho! Acredito que consigo fazer a diferença para cada mãe, cada bebê que tive a oportunidade de cuidar!”, afirma.

No Tribunal desde 2009, ela é a coordenadora pedagógica do Berçário. “Queria muito trabalhar com bebês e busquei cada vez mais estudar sobre eles. Eu sou apaixonada por essa fase tão importante para o desenvolvimento do ser humano”, recorda.

Com experiência de 25 anos, Rebeca sempre quis contribuir para a construção de uma infância saudável. “Fui professora da educação infantil durante 10 anos, fiz animação em festas infantis e em clubes de lazer, dei aula particular, sempre trabalhando com crianças. Acredito ser um dom de Deus”, explica.

Uma das primeiras iniciativas de que participou foi o Projeto Cuidando de quem cuida, feito pela coordenadoria do berçário. “Sabemos que precisamos cuidar de quem cuida, ou seja, o bem-estar das cuidadoras é de extrema importância para um ambiente harmonioso e propício aos bebês”, esclarece.

 

Ela atuou também no projeto O cuidado que educa, com o objetivo de desenvolver uma paternidade mais consciente e uma maternidade mais leve. “Eu busco colaborar de forma significativa com as mães que voltam de licença-maternidade, contribuindo com seu direito de amamentar e de exercer sua função materna de forma mais leve e segura”, afirma.

No berçário, Rebeca é responsável por preparar e orientar as atividades pedagógicas, organizar a rotina do bebê, e coordenar e supervisionar o trabalho das cuidadoras. Ela participou de diversas iniciativas no Tribunal, como no cursos de gestantes e na oficina prática Orientações pedagógicas para pais e informações sobre o sono da criança.

“Agradeço a todas as mães pela confiança e pelo carinho com o meu trabalho, a todos os bebês que me permitem participar do seu desenvolvimento e por toda a equipe do berçário, com que tenho o enorme prazer de conviver todos os dias”, finaliza.

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).