Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

27 de janeiro de 2020 - ed. 1284

Você precisa conhecer
 

Bibliotecas digitais vieram para promover uma verdadeira revolução no acesso às informações. Criada em 2005, a BDJur foi a primeira biblioteca digital do Poder Judiciário inscrita sobre uma plataforma livre, permitindo acesso direto ao seu conteúdo por meio de ferramentas de busca. O repositório é mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e disponibiliza uma grande quantidade de material jurídico e administrativo.  

Com quase 130.000 documentos, a BDJur é um dos maiores acervos digitais jurídicos da América Latina. Atualmente, usuários do Brasil e do exterior acessam a plataforma para visualizar – e também baixar – itens como livros, artigos jurídicos, palestras, bibliografias, conteúdos doutrinários, obras de arte, textos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), além de documentos produzidos pelo próprio Tribunal.

Qualquer pessoa pode visitar a BDJur. Basta acessar https://bdjur.stj.jus.br/jspui/, ou clicar aqui. No entanto, parte do conteúdo é de acesso restrito, por questões de direitos autorais, a ministros e servidores do STJ. Para estes, é facultado o acesso a todos os documentos da Biblioteca, sendo aqueles de acesso restrito liberados após o preenchimento dos campos usuário e senha de rede, não necessitando de fazer nenhum cadastro.

Patrimônio de todos

A biblioteca virtual é alimentada diariamente com normativos e informações sobre as unidades do STJ. A página está organizada em quatro coleções: Atos administrativos (onde as pessoas encontram boletins e atos normativos do STJ, da Enfam e do extinto TFR); Doutrina (com livros, artigos, palestras, bibliografias e conteúdos doutrinários); Repositório Institucional (que reúne publicações, pareceres, auditoria interna, galeria de artes, eventos e outros documentos), e Banco de Saberes da Educação Corporativa – BEDUC (especializada em conteúdos educacionais e de boas práticas).

Além disso, estão disponíveis obras raras, artigos e palestras em vídeo de juristas renomados, trabalhos acadêmicos (de autoria dos ministros e servidores) e mais de 130 títulos de revistas jurídicas das principais editoras do país. Um patrimônio histórico e cultural que fez com que a BDJur se tornasse a primeira biblioteca digital jurídica a atuar como provedora de dados de uma grande rede de bibliotecas digitais do Poder Judiciário, gerenciada pelo STJ: o Consórcio BDJur.

Alinhado com a filosofia de acesso livre à informação e com o movimento em prol da responsabilidade socioambiental – que tem como uma de suas preocupações a redução de custos –, o projeto de criação da biblioteca digital foi idealizado pela biblioteconomista Teresa Basevi, que trabalha na Assessoria de Apoio a Julgamento Colegiado.

Para mais informações, entre em contato com a Seção de Biblioteca Digital, no ramal 9880.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).