Na última sexta (27) o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu cerca de 80 idosos, por meio do Programa Sociedade Para Todas as Idades. Foram os do grupo Buscando Saúde, da Unidade Básica de Saúde n. 5 de Taguatinga, e do Centro Olímpico de Sobradinho.
Daniel Mendes Pereira, servidor da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED), recebeu os idosos e apresentou a eles o funcionamento do Tribunal Pleno. No local, ele falou sobre o significado da obra Mão de Deus, de Marianne Peretti, que foi homenageada em poesia pelo servidor da Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED) Washington Dourado.
Conectividade na Terceira Idade
A servidora da Seção de Soluções em EaD e Desenho Instrucional (SEADI/ECORP), Raquel Oliveira Nunes, ministrou a palestra Conectividade na Terceira Idade. Ela abordou os benefícios e alguns cuidados que os idosos devem ter ao acessar a internet.
“Uma das piores queixas na terceira idade é a solidão, e estar conectado nas redes sociais diminui um pouco essa sensação de isolamento. Então, de certa forma, essas redes sociais ajudam os idosos a entrarem em contato com familiares e amigos”, explicou.
Sobre os cuidados ela citou alguns tipos de golpes virtuais, como o famoso “Clique Aqui”. Além disso, alertou sobre falsos e-mails bancários pedindo dados. “Nenhum banco vai pedir para você atualizar seus dados por meio do Clique Aqui”, advertiu.
Práticas saudáveis
Após a palestra, os idosos de Taguatinga, do grupo Buscando Saúde, fizeram uma apresentação de tai chi chuan. A técnica de enfermagem e professora do grupo, Nilva Maria Borba, esclareceu que a atividade é uma arte marcial chinesa antiga, porém eles usam como tratamento psicológico e a chamam de Terapia em movimento.
“A prática dessa modalidade fortalece a musculatura, trabalha as articulações, além de ajudar na memória, e é indicada para evitar o Alzheimer. Inclusive, aqueles que já possuem a doença e praticam a atividade conseguem melhorias significativas”, explicou.
O grupo promove outras atividades, como automassagem, acupuntura e dança sênior. Todas com o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Encerrando a visita
Os visitantes assistiram ao vídeo institucional do Tribunal e apreciaram a exposição Do outro lado da ponte, da artista plástica Mari Lasta. A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta, das 9h às 19h, até 16 de outubro, no Espaço Cultural STJ.