O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou o relatório do primeiro ano de gestão do ministro João Otávio de Noronha e da ministra Maria Thereza de Assis Moura, respectivamente presidente e vice-presidente da corte para o biênio 2018-2020. Entre 1º de setembro de 2018 e 1º de agosto de 2019, foram recebidos 344.405 processos no Tribunal, julgados 359.568 e baixados 344.445.
Com o objetivo de garantir celeridade à tramitação dos processos e consolidar sua jurisprudência sobre temas que ocorrem com frequência no Judiciário, 35 temas repetitivos foram afetados entre 29 de agosto de 2018 e 2 de agosto de 2019. Desses, 28 já foram julgados.
Atendimentos
Outro ponto destacado no relatório é o volume de atendimentos realizados no período. Foram 6.164 atendimentos feitos pela Ouvidoria, 4.878 por meio da LexGo (sala de apoio e serviços para os advogados que atuam no STJ) e aproximadamente 80 mil atendimentos pelo Serviço de Informações Processuais (por e-mail e telefone).
"O STJ chega aos seus 30 anos em um momento no qual o mundo derruba barreiras tecnológicas e caminha definitivamente para a virtualização da vida, ao mesmo tempo em que a humanidade exige respeito às diferenças, atenção às questões ambientais e justiça social. Para um novo tempo, um novo Tribunal: trabalhamos por um STJ que julgue cada vez melhor e em menos tempo, que ofereça oportunidades iguais para homens e mulheres, e que cumpra seu papel na gestão sustentável do planeta", afirma o ministro João Otávio de Noronha na apresentação do relatório.
Clique aqui para ver a integra do relatório.