Uma ferramenta que vai facilitar o trabalho de gestores e servidores na hora de consolidar o ponto de frequência no final do mês. Uma iniciativa desenvolvida pelas Secretarias de Segurança (SSE) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) disponibilizou na intranet o Sistema de Controle de Acesso e Registros. Agora o servidor pode consultar horários de entrada e saída do órgão, e ainda emitir relatórios.
A nova página permite o acompanhamento direto da movimentação dos servidores pela Casa por um período de até 60 dias (corridos). Para acessar o link, basta clicar no Portal do Servidor, preencher usuário e senha, e entrar na opção “Segurança – Relatório de Acessos” (no canto esquerdo da tela). Em seguida, o sistema vai mostrar automaticamente os registros de acesso do dia anterior e do dia atual. Caso o servidor queira consultar outro(s) dia(s), deverá especificar o período e acessar “consultar”.
O coordenador de Segurança (CSEG/SSE), Jair Pereira, afirmou que, antes de o sistema começar a funcionar, a área de credenciamento recebia mais de 400 solicitações mensais sobre informações de registros de entrada e saída. No caso, o servidor enviava e-mail ao setor responsável, que conferia o deslocamento da pessoa por meio das catracas. Porém, Jair lembra que, mesmo com a nova opção de consulta, o credenciamento continua atendendo normalmente os servidores. Veja também o passo a passo para acessar o link.
Na prática
A servidora da Coordenadoria de Provimento e Informações Funcionais (CPIF/SGP) Maria Aparecida Ramos conta que recentemente precisou recorrer ao relatório de acessos para identificar o horário que havia chegado ao Tribunal. Uma falha no coletor de digitais, na ocasião, impediu que ela registrasse a hora exata da entrada. “Pessoalmente, achei interessante termos os registros dos nossos acessos disponíveis na intranet”, destacou.
O chefe da Seção de Registros Funcionais (SERIF/SGP), Álvaro Fuzaro, também elogiou a novidade. “Como gestor, aprovei integralmente o relatório de acessos, por ser uma ferramenta auxiliar que traz transparência no controle de frequência dos servidores da unidade”, afirmou.
A ferramenta só pôde ser implantada “graças ao sistema de catracas incorporado ao Tribunal, no ano passado, que, por sua vez, está integrado a outros sistemas do órgão", revelou o servidor da Seção de Segurança Ostensiva e de Monitoramento (SESOM/SSE) Gilmar Grudka. Em caso de inconsistências no sistema, a SSE orienta o servidor a entrar em contato diretamente com o ramal 9393.
Confira a novidade! Mais informações podem ser obtidas no ramal 8445.