O Superior Tribunal de Justiça (STJ) participará da International Conference on Artificial Intelligence and Law (ICAIL) - Conferência Internacional sobre o uso da Inteligência Artificial no Direito – no Centro de Justiça Cibernética da Universidade de Montreal, no Canadá. O evento é um dos mais importantes eventos internacionais sobre o tema.
Na ocasião, o STJ fará uma demonstração fechada do “Projeto Sócrates” durante o evento. O projeto está em desenvolvimento na Assessoria de Inteligência Artificial (AIA/STI) do Tribunal. A plataforma utilizará técnicas de inteligência artificial para fornecer informações relevantes para o relatores dos processos, como, por exemplo, se determinado recurso se encaixa na categoria de processo repetitivo. Com esse sistema, a expectativa é reduzir o tempo necessário para lidar com recursos especiais e agravos, que representam 85% do acervo do STJ.
O evento, realizado a cada 2 anos, acontecerá de 17 a 21 de junho, em Montreal, no Canadá. Os servidores que representarão o Tribunal serão a assessora-chefe da Assessoria de Inteligência Artificial (AIA), Valéria de Araujo Freitas Unsonst, e o servidor da assessoria, Luiz Anísio Vieira Batitucci.