Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

31 de maio de 2019 - ed. 1120

Projetos estratégicos a todo vapor
 

Os projetos estratégicos do STJ são iniciativas com início e fim definidos, cujo objetivo é criar produtos, serviços ou resultados, utilizando recursos humanos, financeiros e materiais específicos, preferencialmente do próprio Tribunal.

Eles surgem a partir de ideias relacionadas a problemas ou oportunidades de melhoria nos processos de trabalho e colaboram para alcançar a missão e a visão institucional do Tribunal da Cidadania. Rogério Cysne, lotado na Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG), explica que, para um projeto ser analisado, a AMG recebe das unidades ideias ou propostas descritas em um documento no Sistema Eletrônico de Informação (SEI), denominado Termo de Abertura de Projeto.

“Na análise da proposta, são utilizados alguns critérios como determinação legal, alinhamento à estratégia, gravidade do problema vivenciado, custo, prazo, quantidade de beneficiados, entre outros. Após essa análise, a proposta é submetida à Alta Administração ou em Reunião de Análise Estratégica para aprovação”, esclarece o servidor.

Atualmente, o STJ possui 21 iniciativas no seu portfólio estratégico. Cada uma conta com cronograma bem definido, gestores designados formalmente e processos administrativos que documentam as tomadas de decisão e registram as lições aprendidas para a formação de uma base de conhecimento sobre as melhores práticas adotadas. “São informações públicas e podem ser acompanhadas por todos os colaboradores, a fim de que tomem ciência das inovações que estão em desenvolvimento na Casa”, ressalta Rogério Cysne.

Projetos de sucesso

Além dos projetos em andamento, vários foram concluídos e deram resultados significativos para o Tribunal. É o caso do Arquivo.Cidadão, que ganhou o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom) 2018, na categoria Mídia Digital. A iniciativa surgiu com o intuito de aproximar ainda mais o cidadão da história do Tribunal da Cidadania, construindo um espaço permanente no site do STJ, com o objetivo de divulgar documentos históricos produzidos pela Casa ao longo dos anos.

“Beneficia pesquisadores, estudantes e todos os interessados em conhecer os documentos históricos do STJ e a trajetória de seus respectivos ministros. O Arquivo.Cidadão pode ser acessível a qualquer hora, de qualquer lugar, tanto usando o celular como o computador”, afirma Rogério.

A relação completa dos projetos está disponível de forma fácil na Intranet, em uma página específica (mais links > Gestão Estratégica > Projetos). Lá é possível saber quem são os seus gestores, além de acessar links para verificar como está o andamento de cada cronograma.

Quer saber mais sobre os projetos estratégicos? Entre em contato com a AMG no ramal 8859.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).