Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

2 de maio de 2019 - ed. 1099

Acessibilidade ao seu alcance
 

Os elevadores são equipamentos essenciais no transporte de pessoas em edifícios, shopping centers, supermercados e residências. O elevador é ainda mais importante para aquelas pessoas cuja mobilidade é restrita.

Pensando nelas, a Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI), em parceria com a Seção de Instalações Mecânicas (SIMEC/SAD), finalizou o projeto de instalações do sistema de sonorização nos elevadores. O projeto tem como objetivo facilitar a mobilidade e a circulação das pessoas com deficiência visual que trabalham no STJ – um total de 25 servidores – e do público externo ao Tribunal que circula pelas nossas dependências.

A coordenadora da ACI, Simone Pinheiro Machado, esclarece que a implantação do projeto é uma das realizações da comissão que buscam gerar acessibilidade, igualdade e oportunidades para todos.

“Nossa intenção é amenizar os problemas que existem, oferecendo oportunidades a todos que circulam na casa. Entre os nossos projetos estão a atualização do mapa tátil e a identificação da unidade em braile. Todas essas informações geram acessibilidade”, esclarece Simone.

 

Funcionamento

No Superior Tribunal de Justiça (STJ) existem vários projetos para tentar amenizar as dificuldades físicas, arquitetônicas, tecnológicas e de comunicações, para que toda e qualquer pessoa possa acessar um local nos prédios.

O chefe da SIMEC, Filipe Nogoceke, explica que o funcionamento da sinalização sonora dos elevadores é simples.

“A sinalização sonora nas cabines dos elevadores vai funcionar informando, no momento da abertura da porta, o andar e o sentido do elevador, ao subir e descer”, detalha Filipe.

Tribunal sem barreiras

A servidora Flávia Maria Silva Barbosa, lotada na Seção de Elaboração de Contratos e Editais de Licitação (SEEDI/SAD) e que tem uma deficiência visual, relata o quanto se sente acolhida no STJ.

“O Tribunal já tem uma boa estrutura. A comissão está sempre à disposição e sempre sou ouvida. Os sons dos elevadores ajudam muito, principalmente para aqueles que ainda não estão adaptados”, relata Flávia.

Outras informações podem ser obtidas nos ramais 9360 e 9782.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).