Na sexta passada (12), o Programa Sociedade para Todas as Idades trouxe mais um grupo de idosos para o Tribunal. Desta vez os visitantes são um grupo de 30 idosos da Árvore da Vida, do Centro de Convivência do Idoso do Recanto das Emas (CCI).
Jamille Suaiden (gestora do projeto) e Daniel Mendes Pereira – ambos servidores da Seção Educativa e Social (SEDUC/SED) – recepcionaram os idosos e falaram sobre o funcionamento da Corte e o valor da terceira idade para a sociedade.
Saúde financeira
Após cantarem o Hino Nacional, o servidor da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) e coaching financeiro Sartre Gonçalves proferiu palestra com tema que envolveu saúde e finanças. O palestrante destacou a relação entre sonhos e realização financeira.
No mezanino do Edifício dos Plenários, os idosos ouviram também a palestra sobre cidadania, com o servidor Cláudio Alves – lotado na Seção de Educação Social (SEDUC). Alves destacou a resolução de problemas, planejamento e motivos para celebrar, considerando todas as idades como tempo para planejar e celebrar. Logo após, ouviram a poesia escrita pelo servidor Washington Dourado, lotado na Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT), em homenagem aos 30 anos de STJ.
Ainda no mezanino, os idosos puderam ver um vídeo da última visita do grupo, em 2016, e foi um momento de muita descontração, em que alguns se reconheceram.
Retornando para o lar
Após lancharem e ganharem um Kit Cidadania, para finalizar, eles conheceram a exposição Brasília, Arquitetura e Luz, do fotógrafo Walter Vergniaud, no Espaço Cultural STJ, conduzidos pelo próprio artista.
Maria Morais, 83 anos – presidente do CCI há 25 – disse que já veio ao STJ muitas vezes: “Já faz tempo que eu venho, nem lembro quantas vezes, mas sei que nossa última visita foi há dois anos, e nós já estávamos com saudade”.
Para mais informações, entre em contato com a CSOP, pelo ramal 9808.