O alinhamento estratégico unifica o direcionamento administrativo, a visão, a missão e os valores de todas as unidades de uma instituição, e é um dos pilares fundamentais do Plano STJ 2020.
Como forma de valorizar essa atuação, a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) realizou, nessa quarta (27), a premiação do Ranking do Alinhamento Estratégico de 2018, que teve como vencedora a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).
A solenidade, realizada no mezanino do Prédio dos Plenários, foi aberta pelo diretor-geral, Lúcio Guimarães Marques, que afirmou que o Tribunal cumpriu todas as metas de gestão de trabalho e capacitação dos servidores.
“Mantivemos e devemos continuar mantendo o foco no que é prioritário e não desviar do nosso plano estratégico”, ponderou. Para ele, num quadro de maior cobrança dos cidadãos e da necessidade de aprimoramento constante, reconhecer a unidade que mais se destacou no STJ é essencial.
Unidades mais alinhadas
O assessor-chefe da AMG, Luiz Otávio Borges de Moura, informou que essa é a quarta edição da premiação, e a cada ano mais unidades participam do alinhamento. “No fim de 2018, tínhamos 17 unidades alinhadas, 320 indicadores monitorados e 461 ações planejadas em execução. Esses números mostram a mobilização do Tribunal como um todo”, afirmou.
Para ele, o destaque da SGP mostrou a importância da cooperação de toda a equipe. Segundo o assessor, o alinhamento é uma importante ferramenta para superar os obstáculos do planejamento estratégico.
“Não basta fazer o plano; devemos conseguir a participação de toda a unidade, internalizar as práticas e aumentar a comunicação entre elas para criar sinergia”, explicou. Ele apontou ainda que para 2019 há várias ideias em estudo, como aumentar o número de unidades alinhadas, trabalhar o alinhamento nos gabinetes dos ministros e criar selos para as unidades mais alinhadas.
Palmas para a vencedora
A secretária da SGP, Solange da Costa Rossi, ressaltou o quanto o alinhamento valoriza os servidores e colabora para a melhoria dos serviços prestados pelo STJ.
“Desde 2016 a SGP participa do alinhamento e o resultado foi positivo para a secretaria. Os indicadores e diagnósticos ajudam a localizar os problemas e a equipe pode colaborar com sugestões”, avaliou.
Ela também frisou o apoio da AMG no processo de alinhamento e na construção dos indicadores. Solange Rossi enumerou alguns dos indicadores que se destacaram em 2018.
“No último ano chegamos a 98,5% na conformidade da folha de pagamento e 100% na tempestividade nos pagamentos. Além disso, chegamos a 88% de satisfação dos usuários e 100% nas metas de sustentabilidade”, acrescentou. Ela observou ainda que Escola Corporativa do STJ (ECORP), criada em 2018, deixou de fazer parte da SGP em setembro, para incorporar-se às unidades da presidência, colaborando, desta forma, com os excelentes resultados alcançados.
Ao final, a diretora da ECORP, Waldelice Poncioni, afirmou que a Escola é uma unidade nova que tem trabalhado em uma parceria próxima com a AMG e a SGP, na elaboração de cursos a distância e no compartilhamento de informações.
“A ECORP já tem seis indicadores gerais e 19 setoriais, e temos um trabalho árduo de controlar toda essa informação”, esclareceu.
Segundo Waldelice, os indicadores representam uma contribuição fundamental para os resultados do Tribunal.