A gestão por competências é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas, e no STJ ela é gerenciada por meio do Programa Aprimore. Para atualizar essa metodologia e ajudar o alinhamento das diversas ações de gestão de pessoas no Tribunal, foi publicada na última semana a Instrução Normativa STJ/GP n.3 de 2019. A servidora da Escola Corporativa do STJ (ECORP) e gestora do Aprimore, Iraci Guimarães, destaca que, entre outros valores, a IN 3/2019 visa estimular a inovação e o aprimoramento constante.
Segundo Iraci, a gestão por competências é uma metodologia que orienta a formulação e a caracterização das competências organizacionais e técnicas. Esse processo alinha as pessoas para atingirem as metas e os objetivos da organização por meio de suas competências. Esse modelo de gestão contribui para que a área de gestão de pessoas tenha ações cada vez mais estratégicas e alinhadas com os resultados finais da organização. “O STJ tem uma longa experiência com essa metodologia e a partir de 2014 seu uso foi intensificado na gestão de pessoas. A IN 3/2019 atualiza as nossas diretrizes para as demandas do Tribunal”, explica.
Ela lembra que o Tribunal realiza ciclos anuais de diagnósticos de competências, cujos resultados subsidiam ações de educação corporativa e levantamento das necessidades de capacitação. A IN 3/2019 também prevê a realização de estudos técnicos sobre seleção interna, valorização do servidor, governança, cultural organizacional, certificação de competências, gestão do conhecimento e outros temas.
Mais informações na ECORP nos ramais 9909 e 8766.