O STJ concluiu a reforma da portaria ‘Golf 7’ e das calçadas localizadas em frente aos blocos A (Auditório Externo) e C (Plenários). A portaria ampliou seu espaço e ganhou novas catracas, melhorando o acesso ao Tribunal. As obras foram conduzidas pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura (CEAR), com apoio da Secretaria de Segurança (SSE).
A CEAR explica que o trabalho, iniciado em junho deste ano, seguiu as diretrizes da administração e as exigências da norma reguladora de acessibilidade a edificações ABNT NBR 9050, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma estabelece critérios e parâmetros técnicos em relação a projetos, construção, instalação e adaptação de edificações, inclusive prédios públicos, às condições de mobilidade e acessibilidade.
Com a reforma, a nova portaria ganhou espaço de circulação adequado para cadeirantes, faixa elevada, sinalização horizontal, piso tátil e novos controles de acesso. As obras também tiveram a preocupação de eliminar desníveis da rua e das calçadas.
Movimento, acesso e inclusão
O servidor Luciano Rezende, membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI), destaca que, para adequar a entrada aos quesitos mínimos de acessibilidade, a área interna dobrou, passando de 10,8 metros para 22,8 metros. Outra melhoria foi a instalação de portas de correr no sentido do fluxo de entrada/saída e a construção de um novo trecho da guarita para circulação e identificação de cadeirantes.
Segundo Rodrigo Vasconcelos, coordenador de Segurança em exercício, em termos de segurança, o espaço interno se aperfeiçoou, possibilitando melhores condições para atendimento aos usuários. Rodrigo ressaltou também a instalação das novas catracas, mais modernas, e com previsão de acesso a pessoas com deficiência. “O projeto atende o Tribunal como um todo”, lembrou.
A reabertura da guarita ocorre nesta quarta (14). A título de curiosidade, a antiga entrada foi construída em 1999, há 19 anos. Com a nova entrada, servidores e visitantes agora terão mais facilidade na mobilidade e no acesso às dependências da Casa.