“Procuro representar sentimentos e emoções de coisas que vivemos e sonhamos, do que se espera. Busco inspiração na realidade, mas abstraindo também para o imaginativo.” A afirmação foi dada pela artista plástica Célia Brindel ao falar de sua exposição Instantes. A abertura ocorreu nessa quarta (3), no Espaço Cultural STJ.
A mostra reúne quadros e esculturas que representam, segundo a artista, o verdadeiro valor da vida. Nas obras, é possível observar que Célia prioriza o feminino, apresentando ao público diversas técnicas de pintura.
Ela explicou que uma de suas maiores inspirações é o pintor austríaco Gustavo Klimt. No entanto, Picasso, Renoir e vários artistas brasileiros também influenciam o seu trabalho. “Tudo é motivo de inspiração, depende do momento”, afirmou.
Inovação e sentimentos
A artista procura inovar e surpreender o público usando técnicas e materiais diversos. A escultura em formato de cavalo, uma das peças da exposição, é feita de papel machê, apesar de aparentar ser de cobre envelhecido.
Para o servidor da Coordenadoria da Quarta Turma Volney Alves, a mostra apresentou uma variedade de sentimentos.
“A artista consegue retratar nos quadros sentimentos como a desilusão, a saudade e o sofrimento. O que me chamou atenção é que ela faz uma análise, em suas gravuras, do que passa pela mente humana. Seus quadros trazem essas impressões de uma forma muito simples, de uma maneira fácil de interpretar", avaliou Volney.
A artista
Célia Brindel nasceu em Brasília, mas foi no Rio de Janeiro que iniciou seus estudos em Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1990, se formou em Arquitetura pela FIB - Faculdades Integradas Bennett, RJ.
Célia elogiou a iniciativa do Tribunal. “O STJ tem um papel incrível na divulgação de artistas. É um grande prazer e eu me sinto honrada de estar expondo aqui”, disse.
Ela revelou que, desde pequena, amava a pintura, mas nos últimos dez anos, com sua mudança para a França, começou a realizar a maior parte de suas obras.
Visitação
A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até o dia 26 de outubro de 2018, no Espaço Cultural STJ, localizado no 2º andar do Edifício Plenários.
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), pelos ramais 8594 ou 8373.