O Tribunal da Cidadania promoverá nesta sexta (21) o evento Desafios do Judiciário na era virtual: acessibilidade tecnológica em pauta. A ação coordenada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI) ocorre a partir das 16h, no mezanino do Prédio dos Plenários.
O evento é a primeira ação realizada pela ACI após a sua instituição no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo presidente do Tribunal, ministro João Otávio de Noronha, por meio da Resolução STJ/GP n.10 de 29 de agosto de 2018, que alterou a estrutura orgânica da Casa.
“O ministro presidente pretende usar a tecnologia para a melhoria do Tribunal e estamos trabalhando nesse sentido também. A acessibilidade tecnológica é uma prioridade para nós”, explica a coordenadora da ACI Simone Pinheiro Machado.
A gestora ressalta que a ação é um marco na história da Comissão. “Nós estaremos comemorando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e também estaremos conversando e criando uma oportunidade de debate sobre acessibilidade tecnológica no Judiciário”, elucida Simone.
Não fique de fora
O evento é aberto a todos os servidores do Tribunal e contará com a presença da presidente da ACI, ministra Nancy Andrighi, do procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Sérgio Caribé, e do ouvidor do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Fred Estrela.
As inscrições podem ser feitas até quarta (19), pelo Portal do Servidor > Eventos Internos.
Na mesma data (21) a presidente da ACI participará de uma mesa internacional no Ministério de Direitos Humanos.
A programação terá início às 16h e contará com uma palestra do procurador do TCU sobre o cenário de oportunidades para a acessibilidade no processo eletrônico. Na sequência, os presentes participarão de uma discussão sobre acessibilidade tecnológica promovida pelo TCDFT.
Confira:
16h às 16h10 – Recepção
16h15 às 16h25 – Abertura do evento
16h25 às 16h35 – Fala da mediadora da mesa ministra Fátima Nancy Andrighi
16h35 às 16h55 – Tema “Cenário de oportunidades para a acessibilidade no processo eletrônico”, por Sérgio Caribé
16h55 às 17h15 – Tema “Experiência de acessibilidade tecnológica no TCDFT”, por Fred Estrela
17h15 às 17h55 – Momento de perguntas
18h – Encerramento
Não perca esta oportunidade de trocar experiências e conhecimento em prol de um país mais inclusivo e acessível.
Outras informações podem ser obtidas com a ACI, pelos ramais 9782 e 9784.