Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

17 de setembro de 2018 - ed. 948

STJ é modelo em gestão estratégica
 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu na última quinta (13) servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A reunião foi promovida com o objetivo de realizar uma troca de experiências no âmbito da Gestão Estratégica.

No encontro, a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) apresentou o plano estratégico, a metodologia de projetos, as ferramentas Microsoft Project Web e stratej, e as práticas de gestão de riscos.

Além disso, foram expostas as diversas ações feitas em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SCO) visando ampliar o nível de conhecimento dos servidores sobre a estratégia do Tribunal.

O encarregado do Escritório de Gestão de Performance da PRF, Rafael Lucas, afirmou que a visita ofereceu pontos de interesse que poderão ser agregados à sua instituição. “No STJ existem experiências novas aliadas a um histórico e maturidade que irão contribuir de forma bastante significativa para a nossa realidade”, pontuou.

O assessor-chefe de Gestão Estratégica, Luiz Otávio Borges de Moura, afirmou que esse tipo de intercâmbio é muito enriquecedor. “O conhecimento da realidade de outras instituições públicas, com estruturas e competências diferentes, ajuda bastante na criação de novas ideias”, destacou.

Todos alinhados

Na apresentação sobre o Escritório Corporativo de Projetos, o servidor da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG) Rogério Cysne destacou a importância de toda iniciativa estar alinhada à missão institucional e aos objetivos do Plano Estratégico.

Segundo Rogério, um dos grandes avanços nesse tema tem sido a formação de uma cultura de gestão de projetos na Casa. “Desenvolvemos diversas ações de capacitação voltadas para os gestores e integrantes das equipes de projetos como os Encontros de Gestores, o curso on-line de gerenciamento de projetos do STJ e o boletim informativo mensal divulgado na intranet: o Tome Nota”, citou.

Experiência que chamou atenção do visitante Daniel Sitônio Thé, encarregado do Escritório Regional de Gestão Estratégica PRF em Pernambuco. “A Gestão Estratégica do STJ está de parabéns, com uma estrutura bem sedimentada há muito tempo e uma equipe coesa e integrada, que busca constante atualização de seus conhecimentos no sentido de ampliar a atuação estratégica na Casa”, declarou.

Um tema de interesse

O Escritório Corporativo de Riscos apresentou as práticas de gestão de riscos no Tribunal, como o uso da metodologia para minimizar os impactos das incertezas sobre os objetivos de projetos, programas e processos de trabalho.

De acordo com o assessor da AMG Wilmar Castro, o interesse pelo tema aumentou exponencialmente nos últimos tempos, e no Tribunal não foi diferente. “Não pelo fato de ser um tema da moda, mas porque é necessário que os gestores estejam mais atentos às ameaças e oportunidades que possam comprometer ou alavancar seus negócios”, esclareceu.

Foram apresentadas ainda informações de como o Tribunal tem acompanhado um total de 131 riscos em projetos e programas e processos de trabalho (críticos), sendo que 34% são oportunidades e 66% são ameaças.

“O papel das pessoas tem sido essencial nessa percepção de que o gerenciamento dos riscos inerentes às atividades em que atuam pode significar o sucesso ou insucesso de seus esforços”, salientou Wilmar Castro.

A conexão faz a força

Para Daniel Sitônio, o encontro foi um passo em direção a um país mais eficiente em gestão estratégica.

“Dentro do contexto Estado, no conceito do Brasil, para desenvolvermos o país precisamos necessariamente ter esse contato e interligar as instituições. Esse papel que começamos pelo Escritório Regional de Pernambuco, em apoio com o Escritório Nacional de Gestão Estratégica, foi fundamental para podermos criar essa proximidade entre as instituições de maneira a alavancar a área”, concluiu o gestor.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).