Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

21 de agosto de 2018 - ed. 930

STJ em análise
 

Acontece nesta terça (21), de 18h30 às 21h, no Espaço Cultural do STJ, o lançamento do livro A questão da Arguição de Inconstitucionalidade no Recurso Especial e a legitimação do Superior Tribunal de Justiça no exercício da jurisdição Constitucional,  de autoria de Fernando Natal Batista.

O autor

Mestre em direito constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, Fernando possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduação pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Atualmente, é aluno especial do Programa de Pós-graduação (doutorado) em Direito da Universidade de Brasília - PPGD/UnB. É analista judiciário do STJ e exerce, desde 2001, o cargo de assessor do ministro Marco Buzzi.

Atuação do STJ

O autor defende no livro a importância da lei e da Constituição estabelecerem uma relação imprescindível para manutenção de um Estado Democrático de Direito. “Por um lado, a Constituição vincula todos os Poderes, no âmbito formal e material, permitindo, assim, a atuação contramajoritária do Judiciário. Por outro, a lei é o instrumento democrático por excelência para contingenciar o dissenso político na tomada das decisões”, esclareceu Fernando.

No prefácio do livro, o ministro Buzzi elogia o assessor e diz que a obra “fomenta, com vigor, a ideia de uma maior atuação do STJ, no que se refere ao controle difuso de validade de normas, pois, é preciso, sobretudo, que a interpretação da legislação infraconstitucional esteja harmoniosa com a Constituição Federal, ampliando o alcance dos princípios do acesso à justiça e da inafastabilidade da jurisdição”.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).