Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

2 de agosto de 2018 - ed. 917

Linguagem sobre a tela
 

Os pintores Felipe Salsano e Ildeu Borges têm mais em comum do que se imagina. Além do talento precoce e da naturalidade (ambos são de Brasília), os artistas possuem uma habilidade excepcional de contar histórias por meio dos pincéis. Seus quadros expõem imagens de personagens que encontram ao redor do mundo. Toda técnica e percepção dos artistas pôde ser admirada, nessa quarta (1º), na exposição Outros Cotidianos, realizada no Espaço Cultural do STJ. Os pintores dividiram a galeria da Casa com quadros que retratam o dia a dia, bem como sentimentos, personalidades e paisagens urbanas.

 

Para Salsano, que utiliza pintura a óleo, a maior fonte de inspiração são os personagens que conhece em suas andanças por diversos países. “Caminhando, eu vejo algo que me inspira e é como se fizesse a pintura na minha cabeça”, revela o artista. Já Borges, que trabalha o acrílico sobre tela e aquarela, busca sua inspiração na cidade de Brasília.

Um grande público compareceu ao coquetel de lançamento, promovido pela Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT). A exposição contou ainda com a apresentação do violonista erudito Rick Beackman, conhecido por tocar nas ruas e praças de Brasília e do Egito.

 

Impressões

A servidora da Seção de Controle do Patrimônio, Alda Silva, observou atentamente as obras de Salsano e ficou impressionada com o realismo das imagens. “Técnica muito apurada, principalmente o trabalho de luz feito em cada peça”, comentou Alda, que também trabalha com fotografia. Uma visitante do Tribunal, a artista plástica Lourdinha Gomes, compartilhou a mesma opinião da amiga: “Ele consegue captar até o sentimento da pessoa”. Sobre o artista Ildeu, Lourdinha destacou a delicadeza ao revelar os espaços de Brasília, misturando realismo e impressionismo. “Interessante o olhar sobre nossa cidade”, conclui.

Júlio Vinha, da Associação Brasileira dos Jornalistas, falou sobre o trabalho dos artistas. “Excelente. Parece uma fotografia de tão perfeito!”, disse ele sobre a pintura de Salsano. Júlio também ficou admirado com a fidelidade das paisagens retratadas nos quadros de Ildeu. Augusto Félix, servidor da Agência Nacional de Energia Elétrica, que já foi aluno de Salsano, declarou que “a generosidade dele está expressa nas obras”.

Sobre Borges e Salsano

Natural de Brasília, Ildeu Borges nasceu em 1971, é engenheiro, executivo e autodidata no campo das artes. Ele conta buscar inspiração no seu dia a dia. Uma  característica de sua arte é o fato de nem sempre identificar os rostos dos personagens presentes, para instigar a imaginação dos visitantes. “Gosto de fazer com que meus quadros induzam as pessoas a imaginar situações, sentimentos, histórias”, explica Ildeu.

Felipe Salsano nasceu em 1987 e com dezenove anos de idade saiu de Brasília para estudar arte na Itália, formando-se com louvor em uma das mais prestigiosas escolas do mundo: a Accademia di Belle Arti di Firenze.

Filho único de mãe cega e psicóloga, seu trabalho é inspirado na maneira como descrevia o mundo para ela. Viaja por diversos países e pinta quadros com a intenção de traduzir para si e para o público a essência das almas das pessoas e das paisagens com as quais ele interage. As expressões faciais, roupas, objetos e ambientes mostram o caráter e a história de cada ser humano por ele retratado.

Todos estão convidados!

A visitação estará aberta ao público até o dia 22 de agosto de 2018, no Mezanino do Edifício dos Plenários. Como parte da exposição, está prevista a realização de um encontro entre deficientes visuais e o artista Felipe Salsano, no dia 3 de agosto, ocasião em que ele fará a descrição das obras.

Mais informações com a Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT/SED), ramal 8594.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).