Na última sexta (29), o Tribunal da Cidadania recebeu o grupo Mais Vividos do Sesc Guará e o Automassagem. Ao todo, 81 idosos estiveram presentes na visita que faz parte do projeto Sociedade Para Todas as Idades, promovido pela Seção Educativa e Social (SEDUC/SED) do Tribunal.
A servidora Jamille Suaiden, gestora do projeto, destacou o diferencial da visita. “Neste grupo de idosos, vários dos presentes são pais de servidores do próprio STJ. Temos como foco principal compartilhar a ideia de vitalidade e de como podemos envelhecer com alegria e saúde”, afirmou Jamille.
Mais autonomia
Segundo o coordenador de Memória e Cultura (CULT/SED), Jaime Cipriani, o objetivo do projeto é que o STJ seja reconhecido como uma instituição comprometida com a saúde física, mental e emocional dos idosos.
“Por meio do programa ajudamos os idosos a recusar as regras que os obrigam a viver como velhos. Eles não podem conviver com a ideia de que são insensíveis, apagados, infelizes e doentes, mas que eles tenham forças para cultivar a autoestima e o sentimento de autonomia”, defendeu o gestor.
Descontraindo o ambiente
O servidor do Conselho de Justiça Federal (CJF) Anésio Sousa foi responsável pela animação do ambiente.
“O público idoso é extrovertido. Eles sempre estão cheios de energia e, claro, uma boa música agrada a todos. Estou honrado de poder participar deste evento tão gratificante”, declarou o músico.
Segundo a coordenadora do grupo dos idosos, a assistente social Gracielle Macedo Borges, o objetivo dessas ações é promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo. “Nos reunimos quinzenalmente no Sesc, onde são trabalhadas questões socioeducativas e reflexivas. É o terceiro ano que nós estamos visitando o STJ, afinal, sempre ficamos empolgados com a ideia de integração”, pontuou a coordenadora.
Ao final do percurso, os visitantes conheceram a exposição Visões do Imaginário III, do artista Kiko Stotz, em cartaz no Espaço Cultural STJ até o dia 18.
Mais cidadania
O Sociedade para Todas as Idades surgiu em 2004 com o lema “Cidadania não tem idade”. A ideia é receber pessoas da terceira idade interessadas em conhecer o Poder Judiciário e, principalmente, o funcionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Cerca de oito mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto, que é realizado quinzenalmente.
Outras informações com a SEDUC, pelos ramais 8583 e 8377.