Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

22 de junho de 2018 - ed. 888

Criando um tribunal inovador
 

Na última quinta (21), gestores do STJ tiveram a oportunidade de participar do 6° Encontro de Gestores de Projetos, iniciativa desenvolvida pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Coordenadoria de Eventos (COEV).

O evento, que ocorreu na Sala Anexo do Salão Nobre, teve como tema Inovação e Melhoria Contínua. O palestrante convidado foi Marcelo Minutti, pesquisador de inovação, estratégia empresarial, futuro dos negócios e tecnologias digitais.

 

A necessidade de inovar

O tema do encontro surgiu com a demanda após a análise de desempenho do indicador setorial da AMG, o “Maturidade do ECP”. Segundo a servidora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG) Priscilla Curado Freire, o tema é relevante para o contexto em que os gestores estão inseridos.

“Com a limitação dos gastos públicos, é premente buscar soluções inovadoras para as questões que surgem no contexto da Administração Pública. A busca da melhoria contínua nos processos de trabalho é essencial para aumentar a eficiência e a efetividade para incremento da qualidade das entregas aos cidadãos”, explicou.

O assessor-chefe da AMG, Luiz Otávio Borges, também ofereceu uma contextualização da necessidade de inovação e aprendizagem contínua no ambiente do STJ. “O mundo está sendo mudado por inovações tecnológicas todos os dias. Quisemos trazer o tema em um momento em que eu vejo uma angústia dos servidores em busca de inovar para não perder o protagonismo do STJ como uma instituição de ponta e inovadora”, introduziu.

É preciso acompanhar os tempos

Marcelo Minutti falou sobre o papel da inovação na gestão de projetos e como a inovação é um ponto relevante para o aprimoramento das instituições, tanto privadas quanto públicas.

O palestrante  tratou da Inteligência Artificial, Internet das coisas, Design Thinking e muito mais. “Mostro coisas que parecem ser de ficção científica quando você olha para o cinema ou a literatura, mas que hoje são uma realidade muito palpável e que faz parte do dia a dia de várias organizações e empresas”, destacou.

Para o professor, aspectos da aprendizagem contínua convergem com novas tecnologias. “A inovação é o único caminho que temos para aprimorar constantemente. Sem inovação é possível focar em melhorar o que você já faz, mas isso não te prepara para as mudanças da sociedade e do mundo. A inovação é o único jeito que as organizações, tanto públicas quanto privadas, têm para acompanhar essas mudanças”, acentuou.

Informação e compromisso

Ao final da exposição, ainda foram sorteados, entre os presentes, livros para inspirá-los em suas jornadas. A servidora da Coordenadoria de Gestão de Processos de Trabalho (CGEP) Raquel do Vale Almeida Campelo foi uma das sorteadas. Ela destacou a importância dos Encontros de Gestores de Projetos como agente para trazer mudanças ao Tribunal e também como uma forma de incentivar projetos já existentes e motivar a criação de outros.

Sobre a palestra, a servidora classificou a exposição como um agente que “abriu a mente”. “Adorei porque mostrou que nós podemos inovar dentro do serviço público, porque às vezes nós olhamos apenas para a iniciativa privada como capaz de fazer mudança, mas aqui também é capaz”, elogiou.

Conhecimento aplicado

E o sucesso do Encontro de Gestores de Projetos não é de agora. Ao longo de todas as seis edições, a iniciativa contribuiu para a capacitação dos participantes. Segundo Priscilla Curado, os encontros são essenciais na conscientização dos gestores de projetos acerca das competências necessárias para a efetiva gestão de projetos no Tribunal.

Quem conhece de perto a inciativa é a servidora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES) Ana Cláudia de Almeida. Ela esteve presente em todos os encontros, inclusive na última edição, quando o tema Comunicação ágil foi abordado pelo professor Wankes Leandro.

Ela menciona a fala do instrutor sobre a necessidade de estudar o perfil das pessoas com quem se quer falar, sobre a importância de reduzir ruídos na comunicação e sobre como se comunicar de forma mais eficiente.

“Todas essas questões são importantes e aplicáveis no dia a dia do trabalho, não só do gestor de projetos, mas de qualquer servidor público, pois nos auxiliam na atualização e reciclagem de conhecimentos, bem como no desenvolvimento de competências”, concluiu.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).