Mais importante do que traçar e divulgar a estratégia do órgão aos servidores, é fazer com que eles a compreendam e se comprometam na busca dos resultados. É aí que entra o alinhamento estratégico no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para desdobrar o planejamento institucional em todas as unidades da Casa, foi desenvolvida uma metodologia específica dessa ferramenta.
No dia 6 de junho foi publicada a Instrução Normativa STJ/GDG n. 5/2018, atualizando a metodologia do alinhamento estratégico realizado no Tribunal. De acordo com o normativo, o recurso identifica objetivos, indicadores e iniciativas, de forma que as unidades entendam melhor a sua contribuição para a estratégia institucional e atuem com foco nos resultados a serem alcançados.
Na prática
Esta iniciativa foi priorizada e adotada como estratégica em 2012 e, atualmente, 10 unidades já se encontram completamente alinhadas às diretrizes institucionais e outras 6 estão em processo de implantação da metodologia, que prevê, após o desenho do planejamento setorial, o monitoramento do desempenho, a realização de reuniões de análise dos dados e a divulgação dos resultados.
Desde 2015, a alta administração reconhece as unidades que se destacam no ranking do “radar da estratégia”, instrumento utilizado para mostrar os resultados do alinhamento. Naquele ano, a Secretaria Judiciária (SJD) foi premiada com uma placa de honra. Em 2016, foi a vez da Secretaria de Jurisprudência (SJR) ser agraciada pelo comprometimento com a estratégia do Tribunal e, em 2017, a homenageada foi a Secretaria de Documentação – SED.
O que muda?
A novidade mais relevante evidenciada pela IN foi a divulgação dos novos critérios do ranking. A partir de 2018, serão considerados o percentual médio do radar da estratégia, os prazos para entrega dos produtos e a conclusão do plano de ação das unidades.
Outra alteração importante foi no prazo para realização da reunião de análise tática, que passou de 5 para 10 dias úteis após a elaboração do relatório de desempenho trimestral. Compete à Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) coordenar o alinhamento estratégico, bem como manter a alta administração informada sobre o andamento dos trabalhos.
Conheça mais sobre o alinhamento estratégico do Tribunal acessando a intranet.