Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

10 de maio de 2018 - ed. 858

Conhecimento a um clique
 

A Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), em parceria como a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), lançou o Glossário de Termos Técnicos do Superior Tribunal de Justiça .

A ferramenta, que irá auxiliar os trabalhos do Tribunal, é um dicionário de vocábulos ligados aos assuntos governança e gestão, regulamentados pela Resolução n. 19 de 22 de dezembro de 2016.

O Glossário integra um conjunto de ações que objetivam aumentar a maturidade da governança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), medida pelo indicador estratégico Governança Institucional. Segundo a coordenadora de Planejamento Estratégico (CPES/AMG), Elaine Borges, o Tribunal possui um nível de maturidade de 62,5% o que indica um nível intermediário de maturidade.

“Com esse número superamos a meta para essa última medição, que era de 61%. Nosso objetivo é aumentar o medidor, e o Glossário de Termos Técnicos é uma das ações que desenvolvemos para caminhar nessa direção”, afirma Elaine.

Unificação de termos e maturidade

A gestora da CPES esclarece que o sistema traz para todos os usuários a definição e referências sobre termos técnicos relacionados a governança e gestão. “O funcionamento é muito similar ao de um dicionário eletrônico como, por exemplo, o Aurélio”, explica Elaine.

A servidora recorda que a ferramenta surgiu da necessidade de unificação de alguns termos que acabavam tendo múltiplas interpretações pelas unidades. “A partir desse nivelamento, todas as áreas vão uniformizar o discurso e entender, por exemplo o significado de termos como governança, alta administração ou compliance”, detalha.

Rapidez e confiabilidade

Elaine frisa que a ferramenta tem um funcionamento simples. “O  usuário lança um termo para busca e o sistema retorna de forma bastante ágil a sua definição técnica”, afirma.

Caso, por exemplo, seja pesquisada a palavra “projeto” o seguinte resultando será retornado:

Na sequência, basta que o usuário clique na opção que mais se aproxima da sua busca para visualizar a definição do termo, juntamente com a respectiva referência bibliográfica. Veja:

De acordo com a coordenadora, a escolha dos termos foi baseada em uma análise técnica produzida pela CPES. “Pretendemos, ainda, incluir termos que estão em outros documentos, como o glossário dos guias de gestão estratégica, para que o sistema fique cada vez mais completo”, ressalta.

Parceria de sucesso

A área responsável pela elaboração da ferramenta foi a Seção de Sistemas para Assessoramento e Gestão (SESAG/STI). O servidor da unidade Alexandre Magno destaca que uma das funcionalidades incorporadas ao sistema foi a questão da segurança.

"Ao centralizar a gestão deste tipo de conteúdo, eliminando retrabalho e informações contraditórias, a ferramenta acrescenta aspectos de segurança e controle de versionamento dos registros ao longo do tempo”, esclarece o servidor

.

De acor

 

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).