A edição 2018 da Pesquisa de Conhecimento da Estratégia do Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresenta grandes resultados. Elaborado pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG), o trabalho bateu o recorde de 904 pessoas entrevistadas, incluindo servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal.
A pesquisa foi lançada em fevereiro e ficou ativa até a conclusão da Semana da Estratégia, em 15 de março. A ferramenta teve como objetivo identificar a percepção e o conhecimento dos servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal quanto à estratégia proposta no Plano STJ 2020.
Neste ano, os dados apontam que ocorreu um aumento considerável no grau de conhecimento da estratégia em relação ao ano passado. Foram alcançados 40,36% de conhecimento, um aumento de 6,81% em relação a 2017.
O questionário abordou seis questões: visão de futuro, mapa estratégico, projetos, indicadores, valores e contribuição do trabalho para a estratégia. Em relação a 2017, houve melhora em todos os quesitos.
Um destaque especial foi observado em relação aos valores institucionais, tema em que o nível de conhecimento registrou aumento de 23,53%. Ressalta-se também o reconhecimento do grau de contribuição do trabalho de cada colaborador para a estratégia do Tribunal, com aumento de 5,05%.
Na cabeça de todos
A melhoria no conhecimento dos valores institucionais do Tribunal é resultado de iniciativas que apresentam em sua concepção o objetivo de tornar todos, inclusive servidores recém-chegados ao STJ, inteirados e sensibilizados quanto ao tema.
Entre elas estão as atividades de ambientação de novos servidores, e capacitações como o evento CineViva – Ética: o valor da sua escolha, ambos oferecidos pela Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC/CDEP).
Ética, transparência, sustentabilidade e aprendizagem contínua foram os valores mais citados pelos participantes da pesquisa.
Uma peça do quebra-cabeça
O aumento do conhecimento sobre a contribuição do trabalho de cada colaborador para a estratégia do Tribunal foi estimulado, em parte, pelas ações do Projeto Alinhamento STJ 2020 que tem por objetivo central o desdobramento da estratégia nas unidades.
Hoje há um melhor entendimento da visão de futuro, dos objetivos, projetos e indicadores estratégicos e com isso todos os colaboradores visualizam mais claramente sua contribuição para a estratégia e atuam de forma alinhada aos resultados desejados.
Premiação
Todos os anos em que a pesquisa circula pelo Tribunal, há sorteio e a premiação de um dos que responderam ao questionário. Neste ano, a premiada foi a chefe do Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACOR) Maria Solange de Brito. Ela ganhou um jantar no restaurante Coco Bambu com acompanhante.
“Todas as pesquisas do Tribunal que chegam a mim eu respondo e contribuo porque entendo que cada servidor tem que pensar na sua ocupação, dentro da sua unidade, da sua secretaria. Eu também sempre dou minha opinião para contribuir”, contou.
Para mais informações sobre o resultado da pesquisa, entre em contato com a (CPES/AMG) nos ramais 8859 e 8063 ou no e-mail [email protected].