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STJ - Intranet/STJ - Edições

3 de abril de 2018 - ed. 832

Valorizando o servidor e aprimorando a gestão
 

 Manter a máquina pública funcionando exige servidores capacitados e engajados, além de uma gestão eficiente dos recursos. Essas duas vertentes estão presentes no Plano STJ 2020, documento que define os objetivos e estratégias administrativas, bem como as metas a serem alcançadas e os indicadores para medi-las.

Um dos indicadores que pode medir o sucesso das políticas de valorização dos colaboradores é o intitulado Desligamento de servidores do quadro permanente. A meta para quando o servidor deixa sua vaga no Tribunal de modo voluntário e definitivo é de menos de 2%. Em 2017, o índice ficou em 1,3%, representando uma queda consistente desde a implantação do Plano Estratégico, ocorrida em 2015, que era de 1,47%. Segundo a chefe da Seção de Movimentação de Pessoas (SEMOP/SGP), Andréia Carla de Souza, esses resultados se devem a vários fatores. “As excelentes condições de trabalho, as políticas de valorização dos servidores e o fato de o STJ ser uma das melhores carreiras do serviço público são algumas das razões”, opina a gestora.

Andréia destaca que a maior causa de desligamento é a ascensão a melhores cargos em outros órgãos. Segundo a chefe da SEMOP, outro sinal dessa política foi o crescimento do indicador Ocupação de cargos e funções comissionadas por servidores do quadro permanente. De 2015 a 2017 houve um aumento de três pontos percentuais nesse índice, passando de 81% para 84% de servidores nessas posições. “Isso mostra o comprometimento da Casa em dar oportunidades de crescimento profissional para o seu quadro permanente”, constata.

Instrutores internos e qualificação

Outro exemplo de valorização é o aumento de ações de capacitação conduzidas por instrutores internos. A meta estabelecida foi de 60%, chegando a 66% no ano passado. Cento e cinquenta servidores participaram como instrutores, tutores, conteudistas e com outras colaborações.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP), Waldelice de Oliveira Poncioni, gestora desse índice, esclarece que a instrutoria é uma chance para compartilhar conhecimentos. “Além da valorização, os servidores detêm conhecimentos sobre a realidade do STJ, o que facilita as capacitações mais específicas”, aponta.

A qualificação constante de servidores é uma outra forma de aprimorar a prestação de serviços do Tribunal. O indicador Adesão às ações de educação corporativa teve seu patamar estabelecido desde 2015 em 60%, mas em 2016 o resultado foi de quase 70%. No total foram mais de 5.500 vagas em diversas ações, chegando a 85 mil horas de treinamento, em áreas voltadas para Direito, Administração e Informática, entre outros temas.

Entretanto, a coordenadora da CDEP frisa que a unidade ainda busca melhorar esses números. “A nossa preocupação é que praticamente um terço dos servidores, cerca de 900 pessoas, não participaram de nenhum curso. Essas capacitações não são voltadas apenas para a melhoria dos serviços do Tribunal, mas para o aprimoramento do servidor como profissional e pessoa”, enfatiza Waldelice Poncioni. A coordenadora garante que neste ano a CDEP continuará investindo na capacitação e tentará atrair mais servidores.

Alto desempenho

O Tribunal segue o modelo de gestão por competências e os resultados também são animadores. Desde 2015, quando essa métrica começou a ser medida, a meta de 90% do indicador Desempenho por competências dos gestores tem sido batida.

Além de servidores bem preparados, é necessária também uma gestão eficiente de recursos e serviços. Realidade alcançada em diversas unidades da Casa, entre elas, a Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI), que ultrapassou as metas nos indicadores Satisfação dos usuários internos  de TIC e Satisfação na entrega de novos serviços. Em 2017, os índices ficaram acima dos 90%.

Orçamentos e planejamento

O uso adequado dos recursos financeiros é outro objetivo do plano estratégico. O assessor da Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), Hugo Pastor Santos de Albuquerque, esclarece que a execução orçamentária trata do quanto foi utilizado dos valores orçados dentro do período financeiro.

“O indicador relacionado a esta área depende dos resultados informados pelas unidades e consolidados pela SOF. O orçamento é elaborado com base no planejamento desses diversos setores do Tribunal”, ressalta o gestor.

Hugo Pastor observa que o Tribunal tem investido na qualidade dos gastos e promovido conscientização dos gestores quanto à questão da sustentabilidade. “O planejamento cuidadoso para cobrir as necessidades da unidade também ajuda a reduzir desperdícios”, conclui.

Governança

A governança é um conjunto de fatores que medem a maturidade de uma instituição, ou seja, como os diversos setores conversam e trabalham para prestar o melhor serviço e cumprir seus objetivos administrativos. No STJ, são medidos três indicadores nessa área: Governança institucional; de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e de pessoas.

A coordenadora de Planejamento Estratégico (CPES/AMG), Elaine Nóbrega,  afirma que os levantamentos que são subsídio para os indicadores se baseiam em um documento de referência do Tribunal de Contas da União (TCU).

“Em 2016 nossa meta era 65% e chegamos a 62,5%. Em agosto de 2017 o TCU alterou esse documento e ainda não recebemos os resultados do órgão”, revela. A equipe CPES acredita que o STJ já alcançou ou até mesmo superou os 67% de meta do ano passado.

Elaine Nobrega salienta que o Tribunal realiza várias ações que visam aumentar o nível de maturidade institucional. “Um exemplo foi a publicação da norma que estrutura o sistema de governança do STJ”, ilustra.

Para a coordenadora uma instituição madura é como uma máquina em que todas as engrenagens trabalham de forma convergente. Essa convergência pode ser vista como o objetivo final do Plano STJ 2020, um instrumento de promoção de excelência de gestão no Tribunal da Cidadania.

Quer saber mais sobre os números do STJ? Acesse o relatório de desempenho institucional, disponível na Intranet, neste link.

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