Com objetivo de mostrar que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é formado por unidades que juntas buscam uma prestação jurisdicional efetiva para a sociedade brasileira, na última semana, durante Semana da Estratégia 2018, foi realizada a montagem do Quebra-Cabeças Institucional com todas as secretarias que formam o Tribunal da Cidadania.
Na ocasião, as unidades tiveram a oportunidade de mostrar como cada uma contribui para o cumprimento da estratégia institucional da Casa. O resultado foi um verdadeiro quebra-cabeças com a imagem das unidades que juntas formam a imagem e a sigla do STJ. As 15 peças estão expostas no 1º andar, entre os edifícios Ministros II e o da Administração, até sexta (23).
A servidora da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) Ana Cláudia de Almeida Abreu Faria esclarece que a ideia era fazer com que as áreas interagissem.
“O quebra-cabeças revelou de forma concreta que as unidades se percebessem parte de um todo, que é o STJ, cada uma trazendo a sua contribuição de forma individual”, explica a servidora.
Segurança jurídica
Em cada peça do quebra-cabeças uma secretaria foi representada, com a descrição de sua atividade principal. A Secretaria Judiciária (SJD), por exemplo, tem como foco a triagem processual de todos os recursos, com a finalidade de fornecer informações úteis aos gabinetes dos ministros. A Secretaria dos Órgãos Julgadores (SOJ) e o Núcleo de Admissibilidade e Recursos Repetitivos (NARER) destacam-se na prestação jurisdicional efetiva. Os produtos e serviços oferecidos pela Secretaria de Jurisprudência (SJR) são os que impactam diretamente na uniformização da Justiça e na segurança jurídica da Casa.
Responsabilidade social
Promover a saúde física, mental e social dos ministros, servidores, colaboradores e estagiários da Casa é a contribuição da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS). A Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), por sua vez, promove a eficiência do gasto público, com foco na responsabilidade social e ambiental. A Secretaria de Documentação (SED), a partir dos seus produtos, cuida da informação jurídica, administrativa e cultural do STJ.
Transparência e controle
A parte da contratação e aquisições que auxiliem nos projetos institucionais fica com a Secretaria de Administração (SAD). Na Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) estão concentradas as ações para o atendimento das necessidades orçamentárias e financeiras do Tribunal. E a multiplicação do conhecimento e transparência das ações institucionais cabem a Secretaria de Comunicação (SCO), que zela pela multiplicação.
Segurança e cuidado
O STJ também se beneficia com a modernização tecnológica promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (STI). Medidas de prevenção de ameaças à Instituição e seus integrantes são a grande contribuição da Secretaria de Segurança (SSE).
A serviço de todos
A governança de pessoas e o atendimento à demanda do servidor foram destacados pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). A Ouvidoria (OUV) contribui para o aprimoramento do relacionamento do STJ com o usuário externo. E o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP) é responsável pelo tratamento das demandas repetitivas e dos grandes litigantes.
Plano STJ 2020
Desde 1998, o Tribunal da Cidadania adotou o planejamento estratégico como modelo de gestão que busca prestação jurisdicional de excelência para a sociedade. A bússola que direciona o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelos caminhos do aprimoramento institucional é o Plano Estratégico do STJ, também conhecido como Plano STJ 2020. Esse plano, seguindo orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), traça a missão, visão de futuro, valores institucionais, perspectivas, objetivos estratégicos, indicadores e projetos.