Na tarde dessa quarta (28) a Secretaria de Jurisprudência (SJR) realizou a 1ª Divulgação de Resultados do Ano, no mezanino do Prédio dos Plenários. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados de 2017 e as iniciativas tomadas a partir de sugestões e pedidos feitos pelos servidores da unidade.
Na abertura, os coordenadores Germara de Fátima e João Paulo de Franco apresentaram os relatórios de desempenho das coordenadorias. Os dados mostraram o aumento da produtividade na Secretaria, bem como dos acessos aos produtos disponibilizados pela unidade.
Os coordenadores aproveitaram a oportunidade para cumprimentar toda a equipe pelos êxitos alcançados. “Parabéns a todos, isso mostra que o esforço de vocês está sendo mais do que reconhecido”, incentivou João Paulo de Franco.
Que bom, que pena e que tal
A secretária da SJR, Barbara Brito, comentou os resultados do evento Que bom, que pena e que tal. A iniciativa foi adotada em 2016, com o objetivo de oferecer a oportunidade para os servidores avaliarem o desempenho da secretaria e sugerirem ações para o próximo ano.
“Nós fizemos uma dinâmica com todos da unidade para avaliar desta forma: que bom que aconteceu isso, que pena que aconteceu assim e que tal se acontecesse isso”, explicou Bárbara.
Além disso, foram colocadas em cada coordenadoria, urnas para que os servidores postassem sugestões a serem discutidas na Divulgação de Resultados. Segundo a secretária, a prática auxiliou na compreensão das demandas de todos.
“Nós precisamos sempre ouvir o servidor. Temos uma equipe muito comprometida, envolvida e que tem muitas ideias e sugestões. Acredito que é muito importante ouvi-los, pois uma boa administração depende disso também”, destacou.
Perseverança e conquistas
Em sua apresentação, a secretária mostrou o que foi alcançado e o que não pôde ser concretizado em 2017, com justificativas para as dificuldades encontradas. No campo de iniciativas bem-sucedidas, a Capacitação 180º foi uma das citadas. Essa ação teve como foco o relacionamento interpessoal.
O evento de capacitação montado apenas para servidores da jurisprudência, partiu de um pedido em 2016. “Trabalhamos o autoconhecimento e como lidar com perfis diferentes. Foi uma ação voltada para o comportamento no ambiente de trabalho e o resultado foi fantástico”, comemorou Barbara Brito.
Outra iniciativa que teve grande sucesso foi o Café Temático, um encontro informal entre gestores da SJR para troca de conhecimentos e discussões sobre um tema previamente estabelecido.
Mudanças à vista
Depois das apresentações, foram coletadas novas sugestões para a SJR. Uma delas foi a divulgação da metodologia de tratamento da informação desenvolvida na Secretaria de Jurisprudência e das possibilidades de resgate da informação, ferramentas que são úteis e facilitam o trabalho em diversas áreas do Tribunal.
Para Tainá Saraiva, uma servidora da SJR, esse tipo de evento é essencial para aproximar os servidores e os gestores. “Esse encontro aproxima a secretária dos outros servidores e abre a chance para boas ideias aparecerem”, destacou. Para ela foi uma oportunidade das coordenadorias da SJR trocarem informações, explicarem dificuldades e ouvir sugestões.
A servidora apontou a relevância do trabalho realizado pelo setor tanto para o público externo quanto para o interno. “Muitos advogados, pesquisadores usam nossos produtos para fundamentar ações e teses. Ministros e seus gabinetes nos procuram para subsidiar decisões”, avaliou.