Na última segunda (19), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) deu a largada ao Programa Na Trilha da Gestão. A participação dos 28 servidores selecionados no ciclo de capacitações técnicas e comportamentais vai até o dia 17 de maio. O objetivo do programa é reconhecer e capacitar servidores que possuam interesse em atuar como gestores nas áreas do Tribunal.
A servidora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG) Priscilla Freire afirmou estar motivada com a proposta do programa e teve uma ótima impressão no primeiro dia de curso. “Além de conceitos e termos, o programa traz ferramentas para o desenvolvimento de competências gerenciais, fundamental para o nosso trabalho”.
Priscilla, que atua também no escritório corporativo de projetos, acredita que o treinamento pode auxiliar e ter um efeito multiplicador em outras ações promovidas na Casa. “Creio que o programa atende nossos anseios e, apesar de estar ainda na fase introdutória, dá para perceber que o conteúdo está bem aplicado ao contexto do Tribunal”, finalizou.
Para o participante Vitor Figueiredo, da Seção de Contadoria (SECAC/SOJ), o projeto oportuniza a troca de experiências entre servidores durante o curso. “Há pessoas de seções muito distintas da minha e eu espero que isso gere oportunidades”, comentou.
A participante Renata Vianna, servidora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP), sempre achou que o Tribunal precisava fornecer capacitação para servidores e colaboradores que não exercem cargos de gestão.
“Essa iniciativa possibilita aprimorar conhecimentos que a gente já conhece, mas ainda não tem técnica. Além disso, a maioria dos instrutores são servidores do Tribunal. Isso fortalece ainda mais a Casa, porque esse contato nos leva a sugerir o trabalho deles para outros projetos”, ressaltou.
Facilitadores
De acordo com as SAGEC, os instrutores selecionados para ministrar os 14 módulos abordados são servidores capacitados e professores contratados.
No lançamento, estiveram presentes os instrutores Pablo de Freitas, que ministrará os módulos Introdução a Competências Gerenciais, Gestão do Tempo, Delegação e Distribuição de Atividades e Condução de Reuniões; Ânderson Jônio, do módulo Motivação; e Ana Cláudia Faria, responsável pelo último módulo do programa Visão Estratégica, Planejamento e Indicadores.
A carga horária total da capacitação é de 140 horas-aula. As horas em que o servidor estiver participando dos módulos presenciais são contadas como horas trabalhadas. Com relação aos módulos a distância, os participantes podem dedicar até uma hora diária de trabalho para participação nas atividades de interesse da administração.
A imagem
O chefe da Seção de Aprimoramento Gerencial e Cidadania (SAGEC/SGP), unidade responsável pelo programa, Pablo de Freitas, contou que a imagem escolhida para representar o projeto se trata dele em uma trilha no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. A associação da imagem com o Na Trilha da Gestão foi pensada com base nas experiências que os participantes terão de enfrentar ao longo do curso.
“É alguém subindo, ou seja, passando por vários módulos relativos a competências gerenciais, até chegar na finalização do curso, momento em que os participantes vão estar preparados para assumir cargos gerenciais. O curso acaba, mas a trilha não. Na imagem, a gente não vê onde está o fim, assim como no processo de gestão”, esclareceu Pablo.
Como o “Na Trilha da Gestão” impacta diretamente os objetivos institucionais “Atrair e reter talentos” e “Aprimorar competências”, a Administração aprovou o ingresso dessa iniciativa no portfólio de iniciativas estratégicas.
E você? Conhece as iniciativas estratégicas do STJ? Quer saber mais sobre o assunto? Na intranet, acesse Mais Links > Gestão Estratégica > Escritório Corporativo de Projetos.
O portfólio de projetos é dinâmico! Assim, se você possui uma ideia de novo projeto para o STJ, entre em contato com a equipe do Escritório Corporativo de Projetos que funciona na Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica.
Outras informações pelos ramais 8859 e 7867.