O empenho e dedicação levaram oito unidades do Tribunal a atuar de forma alinhada ao Plano STJ 2020: Assessoria Gestão Socioambiental (AGS), Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), Secretaria de Administração (SAD), Secretaria de Documentação (SED), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Secretaria Judiciária (SJD), Secretaria de Jurisprudência (SJR) e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI). Esses setores integram atualmente o Radar da Estratégia do Superior Tribunal de Justiça, metodologia que monitora o desempenho setorial vinculado aos critérios produtividade, competências, talentos, governança e orçamento.
Os resultados consolidados do terceiro trimestre de 2017 demonstraram que 93,12% das metas propostas foram alcançadas. Esse percentual é muito positivo, conforme critérios adotados pela metodologia. As unidades estão bombando! Mas é claro que é sempre possível melhorar.
Produtividade
A produtividade é o critério com o maior peso relativo no cálculo do radar. O quesito diz respeito às próprias atribuições da unidade e apresentou um índice de 90,05% de cumprimento, resultado melhor se comparado ao trimestre anterior, quando houve 89,44% de cumprimento. Os destaques são a SAD e a SED, que cumpriram 100% de suas metas para o período.
O secretário de Administração, Walter Disney, destaca que na sua unidade a produtividade se refere a indicadores como compras planejadas (número de licitações concluídas em um período de tempo) e conformidade das aquisições (se o produto ou serviço adquirido realmente condiz com aquilo que foi planejado).
“Acredito que um dos fatores para esse sucesso seja a parceria com as unidades solicitantes, que aprimoraram os pedidos e se conscientizaram. Juntamente a isso, a estruturação de uma área responsável pela análise preliminar dos termos de referência, o que otimiza o tempo de tramitação dos processos”, opina. Ele aponta ainda o esforço feito na qualificação dos gestores.
Na SED existem diversos produtos disponibilizados para o público externo e interno como os projetos socioeducativos, sob gestão da Coordenadoria de Memória e Cultura, e a Biblioteca Digital Jurídica – BDJur.
“A cada ciclo do alinhamento estratégico, temos a oportunidade de analisar o desempenho e elaborar um plano de ação voltado ao aperfeiçoamento constante dos nossos resultados”, observa Josiane Nasser, secretária de Documentação, ao avaliar o resultado positivo do período.
Segundo ela, o Arquivo.Cidadão, novo produto da Coordenadoria de Gestão Documental, comporá um dos indicadores do critério produtividade.
“O projeto, pioneiro no Poder Judiciário, teve apoio direto da alta administração e aproximará ainda mais o público da história do Tribunal da Cidadania. Esse indicador permitirá mensurar os acessos ao Arquivo.Cidadão”, destaca a secretária.
Outro sucesso do setor é o aumento de parcerias com a BDJur, no sentido de disponibilizar cada vez mais livros e artigos jurídicos digitais.
Competências
O critério competências apresentou um desempenho de 95,35%. Os resultados demonstraram adesão significativa de servidores às ações de capacitação do Tribunal, para o seu autodesenvolvimento. Destaca-se nesse critério a SJD, com 100% de cumprimento das metas.
O assessor da Secretaria Judiciária, Ricardo Colombelli, observa que esse critério aborda três indicadores no setor: desempenho por competência de gestores, horas de educação coorporativa e adesão à educação coorporativa dos demais servidores.
“Apesar do grande volume de trabalho, a educação a distância favorece a adoção de ações estratégicas de incentivo à capacitação do servidor da Secretaria Judiciária e a SGP é parceira fundamental nesse processo”, comenta.
Para Colombelli, a qualidade e o aumento da produtividade no serviço público passam pelo aprimoramento do servidor. “Os gestores da SJD são consultados pela equipe da SGP, que adequa nossas necessidades a um plano de capacitação mais amplo. A unidade oferece muita oportunidade para os servidores, e os resultados mostram exatamente isso: a superação das metas estabelecidas para o critério competências”, pontua o assessor.
Retenção de talentos
No escopo do Plano STJ 2020, a medição do critério retenção de talentos é atrelado à Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação do Servidor, realizada em fevereiro de 2017. Os resultados demonstram que cinco das oito unidades integrantes do alinhamento estratégico atingiram 100% da meta estipulada. As demais estão bem próximas do esperado, demonstrando que há satisfação dos servidores e comprometimento com a organização.
A SGP ultrapassou a meta nesse critério, que era de 75%, chegando a 77,27%. O critério de comprometimento com trabalho também chegou nesse patamar, com 74,93%. Segundo Mariane Franca da Silva, lotada na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP), o excesso de mobilidade interna não é interessante para o Tribunal. “Há um custo e tempo para o treinamento dos servidores que mudam de setor. Além disso, a satisfação dos profissionais é diretamente ligada à produtividade em suas áreas”, avalia.
Mariane Franca destaca que a máquina do STJ funciona por meio de seus servidores. “A retenção de talentos e a satisfação na sua unidade são os fatores que oferecem aos nossos colaboradores a estabilidade para a execução de um trabalho mais correto e inovador”, observa a colega.
Governança
O desempenho do critério governança é aferido semestralmente. A última mensuração realizada foi em junho/2017, ocasião em que se observou um percentual de 88,78%. As unidades implementaram ações internas com vistas à melhoria de seus controles internos até a próxima medição, que ocorrerá no final do ano. Importa comentar, entretanto, que o questionário de aferição da governança está em processo de reavaliação para atender às novas orientações do TCU quanto ao tema.
Orçamento
No critério orçamento, observou-se 95,93% de execução do planejado para o período. Quanto à sustentabilidade, item que compõe o critério orçamento, verificou-se que o consumo de copos descartáveis diminuiu significativamente este ano e algumas unidades não utilizam mais o material.
A servidora da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) Natália Morgado destaca que o STJ tem realizado várias iniciativas de sustentabilidade como a mudança na política de uso de copos descartáveis e outras que levaram também à redução de consumo de papel, que vêm batendo as metas para 2017.
“As ações reduzem o impacto ambiental e o gasto orçamentário do Tribunal. Uma das razões do sucesso desse critério é a parceria com diversas áreas do Tribunal”, avalia.
Ela informa, ainda, que, devido ao êxito desses indicadores, novos indicadores estão em estudo para serem implementados no alinhamento setorial.
Expansão
O Radar da Estratégia vai se expandir, pois a meta é que todas as unidades participem, caminhem juntas e alinhadas por um STJ melhor. Se a sua unidade ainda não participa desse projeto, aguarde, pois poderá ser a próxima!
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Esclarecimentos podem ser obtidos pelo ramal 8063 ou e-mail [email protected].
Fotos: Lucas Pricken e José Alberto.