Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

29 de junho de 2017 - ed. 658

Servidores conhecem resultados
 

Os servidores que compareceram ao Auditório Externo para conhecer os resultados da Pesquisa de Clima e Satisfação do STJ tiveram acesso a uma análise detalhada, focada nos aspectos qualitativos da pesquisa, apresentados pela coordenadora da comissão, Waldelice Poncioni, e pela equipe técnica responsável pela aplicação e mapeamento dos resultados.

A apresentação dos resultados do clima organizacional demonstrou uma evolução do indicador de satisfação com a instituição. O percentual mensurado de servidores satisfeitos com o STJ foi de 77%. Na pesquisa anterior, realizada em 2010, o índice de satisfação atingiu 70%. “Estamos no caminho certo”, comemorou Waldelice.

A representatividade da pesquisa (40,32% do quadro do STJ) foi outro aspecto destacado pela coordenação: o dobro em relação ao último levantamento.

Compuseram a mesa de abertura a presidente do Comitê Gestor e diretora-geral da Casa, Sulamita Avelino Cardoso Marques; o secretário-geral da Presidência, Marcos Aurélio Pereira Brayner; a secretária de Gestão de Pessoas (SGP), Solange da Costa Rossi; e a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP), Waldelice Poncioni.

Visão panorâmica do STJ

O secretário-geral da Presidência, Marcos Brayner, voltou a tecer elogios à excelência do trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e às unidades de apoio à pesquisa.

Brayner destacou que a pesquisa trouxe uma visão panorâmica do que funciona e do que não funciona bem na instituição, e também do que pensa ser “o melhor patrimônio do STJ: os seus servidores”, pontuou. “Para que haja um planejamento da Administração com metas de eficiência, o Tribunal precisa da avaliação de cada segmento, de quem está no dia-a-dia na lide, para que pautem as ações da Casa”, completou o secretário, dando as boas-vindas a todos.

Felicidade gera produtividade

 Waldelice Poncioni fez uma breve contextualização da pesquisa, acentuando o êxito do desafio proposto pela equipe, aliado ao excelente custo/benefício para a Casa, visto que os recursos utilizados em sua realização se restringiram aos custos internos.

A coordenadora pontuou que a felicidade no trabalho gera produtividade. “Por isso as instituições monitoram o clima. Tanto é positivo para a organização quanto para os trabalhadores, porque reverte em melhores resultados”, avaliou.

Segundo a gestora, a pesquisa de clima está alinhada tanto com o Plano Estratégico do STJ quanto com a Nova Política de Gestão de Pessoas, constituindo uma de suas ações.

“Estamos no caminho certo”

Das dimensões avaliadas, quatro obtiveram as melhores pontuações na média geral: 79% dos servidores demonstraram aprovar o clima da Casa e intenção de permanência na lotação atual; 77% avaliaram positivamente o comprometimento com a instituição e 76% dos servidores mostraram-se satisfeitos. A comunicação e o planejamento obtiveram avaliação positiva de 75% e as políticas de valorização, de 63%.

     

Entre os aspectos positivos mais citados nas questões abertas da pesquisa estão a estrutura do STJ, o ambiente de trabalho, a organização e a capacitação. A flexibilidade da jornada, os benefícios e o plano de saúde também foram positivamente avaliados.

Já negativamente, foram mencionados a defasagem salarial, a jornada de trabalho, a ausência de critérios na designação e para distribuição das funções e a desvalorização da carreira. Outros itens negativamente avaliados foram o estacionamento, a falta do teletrabalho e a sobrecarga de trabalho.

Conhecer para melhorar

A análise dos resultados da pesquisa apontou que cabem melhorias em todas as dimensões analisadas. A dimensão Política de Valorização de Pessoas foi apontada pelos coordenadores como a que mais demanda atenção nas ações futuras. “Mais importante que medir é agir sobre os resultados”, enfatizou a coordenadora da comissão.

Waldelice esclareceu que as ações macro a serem desenvolvidas a partir dos resultados da pesquisa serão deliberadas pelo Comitê Gestor do Clima Organizacional, em agosto. Ela sinalizou a importância do trabalho local, a ser realizado pelos gestores das unidades, em vista dos resultados setoriais mapeados na pesquisa.

Confira a íntegra do relatório final da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação do STJ.

Mais informações pelos ramais 9230 e 8144 ou [email protected]. Utilize este email para fazer seus comentários sobre a pesquisa e apresentar sugestões.

 

Fotos: Luiz Antonio

Imagem COMM/SCO

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).