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28 de junho de 2017 - ed. 657

Servidor faz o clima do STJ
 

A coordenação da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação do STJ convida todos os servidores para conhecer o detalhamento dos resultados da pesquisa nesta quarta (28), a partir das 14h30, no Auditório Externo.

A pesquisa foi aplicada para conhecer as percepções dos servidores sobre o Tribunal e o nível de satisfação do corpo funcional. Os resultados orientarão ações futuras da administração da Casa. Em agosto, está prevista nova reunião do Comitê Gestor para encaminhar plano de ação.

A pesquisa foi respondida por 1.219 servidores do Tribunal (40,32% do quadro). A adesão foi considerada excepcional pela equipe técnica, já que obteve o dobro de respondentes em relação à pesquisa anterior, realizada em 2010.

A presidente do comitê e diretora-geral da Casa, Sulamita Avelino Marques, considera que o resultado foi significativo. “O resultado retrata a nossa realidade, servindo de base para ações futuras, com foco nos itens avaliados com índices mais baixos, para buscarmos, no fim da nossa gestão, os 80% de satisfação estipulados no plano estratégico do STJ”, pontuou.

Segundo a coordenadora da comissão, Waldelice de Oliveira Poncioni, gestora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP), as pesquisas organizacionais são ferramentas que permitem o mapeamento de pontos fortes e fracos na instituição, a partir do olhar dos seus servidores. “As pessoas são o grande diferencial de uma instituição. Torna-se essencial compreender como elas se sentem em relação ao local de trabalho e aos pares”, observa.

Conhecer para melhorar

Waldelice explica que o indicador estratégico “Satisfação do servidor”, pertence ao objetivo “Atrair e reter talentos” do Plano STJ 2020. Os fatores utilizados para medição desse indicador são: relacionamento, salário, chefia e natureza do trabalho.

O contentamento com o trabalho e a organização impactam em fatores relacionados à qualidade de vida, ao comprometimento e à intenção de rotatividade dos servidores.

“Uma vez que esses fatores influenciam os resultados da instituição, é relevante o acompanhamento da satisfação, de modo a direcionar políticas e práticas que gerem melhorias na qualidade do ambiente de trabalho e da gestão de pessoas”, afirma a coordenadora, aludindo ao conteúdo da formação técnica recebida pela equipe responsável pela pesquisa, ministrada pela professora Kathia Palácios, psicóloga e professora da Universidade de Brasília.

A pesquisa analisou, além do clima e da satisfação, outras dimensões: comprometimento, intenção de rotatividade, política de valorização de pessoas e comunicação e planejamento.

Construindo o clima

Servidor, não fique de fora! Conheça os resultados da pesquisa e ajude o STJ a atingir seus objetivos!

Mais informações pelos ramais 9230 e 8144 ou pelo e-mail [email protected].

 

Uma empresa só terá um bom desempenho se puder contar com a capacidade de cada um de seus trabalhadores:

então, as decisões envolvendo pessoas devem ser certas”. (Peter Drucker)

 

 

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