O STJ tem uma estratégia traçada para os próximos anos: o Plano STJ 2020. Ele apresenta as diretrizes e os resultados que devemos buscar para oferecer uma prestação jurisdicional de excelência, que contribua para a segurança jurídica da sociedade brasileira.
O resultado só será alcançado se cada um souber como, mas só chegaremos lá se cada um de nós souber como colaborar com o STJ nessa jornada. Um bom ponto de partida é o conhecimento das atribuições da nossa unidade. Recentemente foi publicada nova versão do Manual de Organização do STJ, aprovada pela IN STJ n. 7/2017. Esse documento descreve as competências das unidades integrantes da Estrutura Orgânica do Tribunal, bem como as atribuições dos gestores, com vistas a orientar tanto gerentes quanto os servidores para o desempenho de suas atividades.
Outro aspecto relevante é conhecer os objetivos e metas de sua unidade, desdobrados e alinhados ao planejamento estratégico do Tribunal.
De posse de todas essas informações, você já pode começar a identificar quem é você nessa jornada e entender claramente como o seu trabalho contribui para o desempenho do STJ, gerando motivação e comprometimento.
Fique por dentro
Produtividade
Você é uma pessoa comprometida com os resultados, que motiva os outros a acompanharem o resultado dos seus serviços, que dá novas ideias para melhorar o desempenho, que conhece indicadores de sua unidade e contribui para o alcance das metas?
Competências
Você se preocupa com o autodesenvolvimento, acompanha os cursos disponibilizados pelo Tribunal e procura participar daqueles que são pertinentes às suas atribuições, divulga os cursos aos colegas e incentiva a participação deles em ações de treinamento relevantes?
Talento
Você procura contribuir para um ambiente amigável de trabalho, valoriza os outros integrantes da sua equipe, participa de eventos da área, mantém uma boa relação com a chefia e áreas parceiras?
Governança
Você está preocupado com o aprimoramento dos processos de trabalho de sua unidade, costuma detectar oportunidades de melhoria nas rotinas de trabalho, busca alinhar o trabalho à estratégia do tribunal?
Orçamento
Você observa os princípios norteadores da gestão pública quanto às questões orçamentárias e financeiras, evita o gasto desnecessário de materiais de expediente, acompanha a execução orçamentária de sua unidade e contribui para a sustentabilidade no STJ?
Enfim, quanto maior o entendimento sobre a estratégia institucional e a de seu setor, maior será a compreensão de como tudo funciona de forma integrada para a concretização de bons resultados.