O Tribunal da Cidadania adota uma gestão estratégica com base na modernização do sistema judicial, por meio do Plano STJ 2020. O planejamento estratégico funciona como uma bússola que direciona os caminhos do aprimoramento institucional no alcance da prestação jurisdicional de excelência para a sociedade.
Na engrenagem desse objeto de orientação, o Escritório Corporativo de Projetos (ECP), área da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES/AMG), funciona como a agulha que orienta as unidades do Tribunal na elaboração e gerenciamento dos projetos estratégicos, além de dar suporte à administração na priorização das iniciativas estratégicas.
O ECP utiliza alguns indicadores para mensurar seu desempenho. São eles:
-
Sucesso das iniciativas estratégicas: mede a performance das iniciativas em andamento que compõem o Portfólio Estratégico, quanto aos critérios Escopo, Tempo, Custo e Pessoas.
-
Aderência dos projetos à MGSTJ: mede o grau de aderência dos projetos à metodologia, para garantir o uso correto da mesma.
-
Maturidade do ECP: na busca da consolidação do ECP e das boas práticas de projetos dentro do Tribunal, é necessária a solidificação da cultura de gerenciamento de projetos para obtenção de retornos previsíveis, o aumento da qualidade dos produtos e serviços e, principalmente, a satisfação dos envolvidos no processo.
-
Orçamento Estratégico Executado: mede a execução orçamentária das aquisições vinculadas ao portfólio estratégico, a fim de demonstrar a eficiência do planejamento e da execução do orçamento destinado às iniciativas estratégicas.
-
Ações planejadas do ECP: afere o grau de execução das ações planejadas.
Em 2016, um desses indicadores, orçamento estratégico executado, fechou com 8,1% da meta anual, em contrapartida 0,45% realizado em 2015. Confira os demais resultados dos indicadores medidos pelo ECP:
Para o futuro
Segundo a AMG, o Escritório Corporativo de Projetos pretende realizar em 2017, ações de fortalecimento e melhorias da metodologia e documentação dos projetos, além de continuar com as ações de qualificação dos gestores e de comunicação.