Na tarde dessa quarta (8), a Secretaria de Jurisprudência (SJR) recebeu o Mapeamento de Atribuições por Produto (MAP) da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP). A SJR é a primeira secretaria do tribunal a completar o mapeamento, que faz um levantamento dos produtos e serviços de cada unidade do STJ e as relaciona com as competências necessárias para cada setor.
Iraci Gonçalves Guimarães, servidora da CDEP e gestora do projeto, destaca que essa ação de educação coorporativa começou no início de 2016 e tem como objetivo mapear todas as 356 unidades do Tribunal da Cidadania. No total, 32 unidades já complementaram o processo.
“O MAP facilita o processo de reflexão do gestor sobre os produtos, os serviços, as habilidades técnicas e as necessidades de capacitação de cada unidade”, destacou.
Competências necessárias
Antonio Alves Monteiro Júnior, também servidor da CDEP e co-gestor do projeto, esclareceu que a receptividade tem sido muito boa. “Com o mapeamento, o gestor já sabe quais competências são necessárias para o seu setor”.
Segundo o servidor, o mapeamento é feito em cooperação com os gestores, que participam de três encontros com a equipe da CDEP, marcados segundo a disponibilidade do gestor. Eles recebem subsídios de como elaborar o MAP de sua unidade e esse tempo conta como capacitação para o gestor. Com os dados coletados, uma planilha com produtos e atribuições estratégicas é elaborada. “Isso permite uma grande economia de recursos para capacitação e o aumento de eficiência”, explicou.
Barbara Brito de Almeida, secretária da SJR, afirmou que o processo foi muito importante para o conhecimento da unidade. “No início achamos um pouco difícil elencar todas as atividades. Mas enquanto fazíamos o mapeamento notamos muitas coisas feitas no automático. Com o MAP, podemos qualificar as atividades pela complexidade, impacto e capacitações necessárias e priorizar”, pontuou.
Para ela o MAP dá uma grande noção das necessidades de cada unidade. “Estamos muito orgulhosos de ser a primeira secretaria a completar o processo. Só posso agradecer muito às equipes da SJR e da CDEP”, afirmou.
Mais informações: CDEP ramais 9096 e 9098.