O ano de 2016 ficou marcado pelos resultados positivos dos projetos estratégicos do tribunal, uma forma de reconhecer o seu esforço na realização de cada um deles. Você é o protagonista desta história de sucesso! Vamos comemorar alguns resultados?
O projeto Gestão de Processos Múltiplos, conduzido pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (NUGEP), encontra-se em fase de encerramento. Segundo o assessor-chefe da unidade, Marcelo Ornellas Marchiori, no último trimestre ocorreram entregas importantes como a publicação da Resolução 15/2016, que, dentre as alterações na estrutura orgânica do STJ, instituiu os cargos e funções do próprio NUGEP.
Também foi aprovada, pelo Plenário do tribunal, a proposta de Emenda Regimental n. 48, que motivará mais um projeto estratégico, denominado Gerenciamento de Precedentes.
O projeto Alinhamento STJ 2020 atuou com o desdobramento da estratégia do tribunal em mais uma unidade: a Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS). Segundo a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), essa parceria entre a unidade e a AGS promete render bons frutos no critério de sustentabilidade setorial.
Também foram reorganizados os Relatórios de Desempenho do 3º trimestre, utilizando um novo software – o Piktochart. Com essa ferramenta, foi possível desenvolver relatórios com mais recursos visuais, como os infográficos.
Ainda no escopo do Alinhamento Estratégico, foi realizado o curso na modalidade EAD Exercitando o Gerenciamento de Projetos, o qual capacitou 22 servidores.
O programa Aprimore STJ continua firme no propósito de fortalecer o sistema de gestão de pessoas, alinhando-o aos objetivos, às metas, à visão e à missão do tribunal. A iniciativa realizou neste mês o mapeamento de atribuições por produtos da Coordenadoria da Segunda Seção, de Atendimento Judicial, de Compras, Contratos e Divulgação de Jurisprudência.
O Aprimore STJ inicia, nesta quinta (3), a sua quarta fase de implantação, que consiste no III Ciclo de Diagnóstico por Competências dos gestores e o II Ciclo dos servidores. A grande novidade deste ano é a avaliação 180º, que permite a possibilidade dos gestores serem avaliados pelas equipes.
O projeto Portal 2020 encontra-se em fase de conclusão. O novo portal do STJ foi apresentado e implantado oficialmente no início do ano.
A tecnologia adotada trouxe ganhos no que diz respeito à acessibilidade, pois o novo site do STJ está adaptado para diferentes navegadores e hoje é possível acessá-lo via computador, tablets e smartphones.
No que diz respeito ao projeto Metodologia de Apuração e Análise de Custos, houve a inclusão em seu escopo de um novo produto: o Sistema para disponibilização de informações orçamentárias e financeiras no Portal do STJ. Trata-se de um módulo do Portal do Gestor que já foi iniciado.
O novo sistema trará mais eficiência aos processos de trabalho da Secretária de Orçamento e Finanças.
O Programa Semear Inclusão do STJ realizou o Módulo Introdutório do curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras. A iniciativa atende a uma determinação legal do Decreto da Presidência da República n. 5626/2005, que prevê um mínimo 5% dos servidores e demais funcionários de órgãos públicos capacitados em Libras.
Importante citar, ainda, o projeto Memória e Cultura do STJ, que realizou diversas ações, como as exposições de Felipe Salsano, Célia Brindel e Chris Contreiras; lançamento de livros O Juiz e o Novo Código de Processo Civil, Tratado de direito empresarial, As demandas repetitivas e os grandes litigantes e Justiça Federal: Estudos em homenagem ao desembargador federal Leomar Amorim, além das visitações dentro dos projetos Sociedade para todas as idades, Saber universitário da Justiça, Despertar vocacional jurídico e Museu-escola.
Veja aqui a lista dos projetos.
Com informações da assessoria de Modernização e Gestão Estratégica
Imagens de arquivo da SCO.