O Estatuto do Idoso entrou em vigor no dia 1° de outubro de 2003, criando a lei n. 11.433/2006 que instituiu o Dia Nacional do Idoso como 1º de outubro. Para festejar a data, que lembra a importância da integração da população idosa a todos os espaços, o Projeto Sociedade para Todas as Idades da Coordenadoria de Memória e Cultura (Cult/SED), realizou, no dia 30 de setembro de 2016, a palestra Os Caminhos da Memória e do Envelhecimento, ministrada pela enfermeira Rosana Siqueira.
O evento ocorreu durante visita dos grupos Centro de Convivência Programa Providência e Centro Presbiteriano de Idade e Convivência. Desde 2004, o projeto atende quinzenalmente grupos de idosos que fazem uma visita guiada ao tribunal e recebem uma palestra sobre temas ligados a problemas vivenciados por eles.
Jaime Cipriani, coordenador de Memória e Cultura, esclareceu que o projeto é um meio de o STJ promover a cidadania. “Em 2050, cerca de 30% da população será idosa, portando, devemos nos preparar para envelhecer com segurança e dignidade. Esse programa é uma forma de capacitar os idosos para a conquista de seus direitos”.
Para o coordenador, o projeto integra o idoso à sociedade. “Ser idoso não é uma doença. Precisamos desenvolver mecanismos que impeçam conflitos entre gerações, por fases da vida que todos nós passamos. Temos que fazer com que o envelhecimento seja prazeroso”, pontuou.
Participação de grupos
A palestra Os Caminhos da Memória e do Envelhecimento foi ministrada pela enfermeira do STJ Rosana Siqueira. Segundo Jamille Suaiden, responsável pelo projeto, “o maior vilão da terceira idade hoje é o Mal de Alzheimer, e estudos mostram que a única forma de combater esse mal é através do conhecimento para exercitar a memória”, Jamille afirmou que maior contribuição para os grupos que vêm visitar o STJ “é promover uma ressignificação do projeto de vida do idoso”. Os convidados visitaram, ainda, a exposição Olhares Íntimos, em cartaz no Espaço Cultural do STJ, em companhia do autor das obras, o artista plástico Felipe Salsano. O grupo recebeu também um kit contendo uma cartilha com o Estatuto do Idoso e a carteirinha cidadã.
Mais informações com a Cult pelo ramal 8583.
Matéria veiculada no dia 29 de setembro de 2016.