Acessibilidade e Inclusão Centro de Formação Cerimonial Comunicação Gestão de Pessoas Gestão Documental Jurisprudência Portal do Servidor Processos Repetitivos

STJ - Intranet/STJ - Edições

12 de dezembro de 2016 - ed. 536

Vem aí novidades no SEI
 

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é o sistema responsável pela gestão dos documentos e processos administrativos produzidos pelo Tribunal. Ele foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e adotado pelo STJ em 2015, pela Coordenadoria de Gestão Documental.

A versão 3.0 do SEI será lançada no início de 2017. Ao todo foram contabilizadas 26 novidades destinadas aos usuários, além de funcionalidades específicas para administradores e melhorias internas em componentes do sistema.

Entre as inovaçõe, estão os marcadores a processos, que permitem sinalizar processos por meio de cores e com a descrição de cada um. Essa opção permite utilizar o filtro “Ver por marcadores”. Também será possível comparar duas versões de um documento; disponibilizar documentos específicos de um processo para acesso externo; gerar documentos circulares a partir de um módulo de contatos; abrir o processo em uma nova aba ou janela, clicando com o botão direito do mouse; efetuar pesquisas na lista de processos e de documentos, bem como na árvore de documentos do processo.

Opinião de quem entende

Segundo o Coordenador de Gestão Documental (CGED), Júlio Cesar de Andrade Souza, a liberação de interface para a programação de módulos foi um dos grandes avanços dessa nova versão. “Com essa implementação, as instituições poderão desenvolver módulos com novas funcionalidades sem alterar o código do sistema”, esclareceu.

 

De acordo com  Fernanda Botelho Silveira, servidora da Coordenadoria de Gestão Documental (CGED), o SEI 3.0 facilitará muito as atividades dos gestores, promovendo mais eficiência e satisfação.

Já Carlos Eduardo Magalhães Cobucci, chefe da Seção de Sistemas para a Administração, Finanças e Documentação (SESAD), a versão 3.0 do SEI trouxe a atualização da linguagem utilizada e do mecanismo de pesquisa para que o SEI esteja alinhado à evolução das tecnologias envolvidas. “Além disso, houve atualizações na base de dados, permitindo maior performance nas pesquisas executadas. Pelos novos serviços de Web disponibilizados, o leque de possibilidades de comunicação do SEI com os sistemas do Tribunal será maior”, afirmou.

 

Guia e peticionamento

A nova versão do SEI será liberada a partir de  janeiro de 2017. Os gestores do SEI no STJ já estão trabalhando na elaboração do guia com o passo-a-passo das novas funcionalidades e na instalação/homologação da plataforma. Em 2017 também devem ser iniciadas as tratativas para a cessão dos módulos de Peticionamento Eletrônico e o Barramento de Comunicações.

Mais informações com a CGED, nos ramais 8058 e 8543.

 Enviar esta notícia por e-mail

Acesse as outras notícias desta edição. Acesse todas as edições do ConexãoSTJ
 Versão 1.1.0 de 19/04/2022 13:30 (3).