Focando no atendimento às expectativas da sociedade, até o terceiro trimestre de 2016, o Tribunal cumpriu 100% das metas voltadas à promoção da cidadania e à qualidade dos serviços oferecidos, o que demonstra um grande compromisso com a prestação jurisdicional ao cidadão brasileiro.
Como se sabe, os bons resultados passam pela melhoria dos processos internos de trabalho e não poderia ser diferente no STJ. Todo o esforço em busca da excelência na prestação jurisdicional culminou, em setembro, no julgamento de aproximadamente 27 mil processos a mais dos que os distribuídos em 2016, com redução do estoque em tramitação, demonstrando equilíbrio entre a produtividade e a demanda.
E para a melhoria contínua desse desempenho do Tribunal, é preciso dar atenção especial também aos recursos disponibilizados e ao desenvolvimento dos nossos servidores.
O resultado em destaque foi a adesão das pessoas às ações de educação corporativa, disponibilizadas pela SGP, já que a meta foi superada em 49,25% apesar das restrições orçamentárias que levaram à diminuição da oferta de oportunidades de capacitação este ano. Esses dados demonstram o comprometimento dos servidores da Casa com o valor da aprendizagem contínua.
Sabe-se que, mais do que nunca, o tema da Sustentabilidade está fortemente presente em nosso cotidiano. Agora também há um acompanhamento estratégico mais detalhado para nos alertar sobre os aspectos de consumo, que precisamos melhorar, e aqueles que já estão na rota desejável para tornar pelo menos o mundo do STJ mais equilibrado.
Há um evidente retorno tanto da conscientização dos servidores em utilizarem luzes e outras fontes de energia com mais parcimônia, além de certamente haver impacto do uso de novas tecnologias, como as lâmpadas LED.
Por outro lado, o uso da água, logo em um ano em que se anunciou um racionamento no DF, está muito aquém do que seria o ideal para o nosso complexo de edifícios, precisando da atenção de todos. Mas em sua maioria, os nossos indicadores relativos à Sustentabilidade estão positivos, já que ultrapassaram a meta para o período.
Tudo isso reforça o quanto a dedicação e empenho de todos os colaboradores desta Corte auxiliam na superação das metas institucionais, resultando em uma prestação jurisdicional efetiva e nunca perdendo o foco de tornarmo-nos referência na uniformização da jurisprudência, contribuindo para a segurança jurídica da sociedade brasileira.
Os resultados institucionais completos podem ser consultados no Relatório de Desempenho Institucional do 3º trimestre, disponível na intranet.
Com informações da AMG.