O III Ciclo de Diagnóstico por Competência dos Gestores e o II Ciclo dos Servidores está chegando ao fim. Servidores e gestores têm até o próximo dia 25 para preencherem o formulário de avaliação.
O Aprimore STJ visa o desenvolvimento dos servidores e a integração dos sistemas de gestão de pessoas do tribunal.
Portanto, o Aprimore, “é o processo de conduzir pessoas de forma alinhada à estratégia da organização, para atingir metas e objetivos, por meio de suas competências técnicas e comportamentais, permitindo ao servidor, com o seu desempenho, fazer uma entrega que agregue valor para o STJ e para si mesmo”, esclarece Iraci Gonçalves, gestora do projeto.
A novidade deste ano é que as equipes podem avaliar seus gestores, a chamada Avaliação 180º, que tem como intuito promover um autoconhecimento também dos gestores em relação às suas habilidades de liderança.
Este ano, o projeto ainda contou com uma divulgação presencial nas unidades, realizada entre os dias 9 e 10 de novembro.
Os dados recolhidos serão repassados para as unidades para que sejam tomadas as melhores providências em relação aos problemas apresentados.
Para participar é só acessar a página do Aprimore na intranet.
O projeto
A primeira fase do Aprimore ocorreu em 2014, ano em que foram mapeadas as competências organizacionais e gerenciais. Dois normativos foram publicados, regulamentando o modelo, a Portaria STJ n. 271, que institui o Aprimore STJ, e a Orientação Normativa n. 5.
Em 2015, foi realizada a segunda fase, marcada pelo mapeamento das competências técnicas por meio da descrição dos processos nos postos de trabalho nas unidades.
Na terceira, foram definidas trajetórias profissionais e estipuladas suas competências. Também foram traçadas as relações dessas competências com as trajetórias profissionais possíveis no Tribunal.
Outras informações com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP/SGP) pelos ramais 9909, 8766, 8339 e 8419.