Na última sexta (11) o tribunal recebeu mais uma edição do Sociedade para Todas as Idades. O grupo desta semana foi o Nossa Senhora Aparecida, de São Sebastião, que pela primeira vez visitou o STJ.
Jamille Suaiden, da Seção Educativa e Social (Seduc/SED) destacou a importância do tema. “Todas as palestras são de grande importância para os idosos, mas esse tema é tudo o que o todo idoso quer, ter autonomia”, explicou.
O grupo teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa e ainda puderam assistir à palestra Autonomia e Feliz Idade, proferida pelo servidor do Centro de Estudos da Saúde, Edmilson Moura.
Edmilson Moura ainda ressaltou que pesquisas mostram que o que eles mais temem é depender de alguém. “Todo mundo quer viver mais e viver bem”, disse.
O palestrante, além de explicar a fórmula para conseguirem viver melhor, ainda ensinou alguns exercícios para fazer em casa e aplicar na prática o que aprenderam.
Aprovado
Na ocasião estava presente a Musa da Terceira Idade de São Sebastião, dona Joaquina, como é conhecida. Muito alegre ela disse que tudo foi bom. “Eu gostei de tudo, muita coisa boa”, disse ela que é a mais antiga do grupo. “Faz 30 anos que participo desse grupo”, lembrou.
A coordenadora do grupo, Luzinete Codite comentou que todos estavam encantados com tudo. “É muito bom para eles saírem de casa, conhecer pessoas e participar de coisas assim”, explicou. “Eles se sentiram aqui valorizados”, completou.
Jaime Cipriani, coordenador de Memória e Cultura, ressaltou que o mais importante “é a sensação de dever comprido”.
Os idosos também conferiram a exposição, Joias de Parede, no Espaço cultural STJ com a presença dos artistas Stella Lopes e Paulo Maurício e receberam os kits cidadania.
Mais informações com a Seduc pelo ramal 8583.
Fotos: José Alberto